4ª Feira de Profissões

2005

                  COMO DECIDIR POR UMA PROFISSÃO?

  

A 4ª Feira de Profissões, realizada no dia trinta de abril do corrente ano, sob a coordenação da psicóloga Maria Teresa Contesini, responsável pelo trabalho de Orientação Vocacional do CASJ, concretizou uma das ações metodológicas do referido trabalho.

O objetivo da feira está contido no Projeto Educativo Agostiniano: “possibilitar aos educandos metodologias que priorizem conhecimentos para a transformação de pessoas, do meio e das estruturas sociais”.

O propósito geral desse encontro,  além  do contato direto com o profissional, é  o de despertar o interesse do aluno em conhecer as diferentes opções profissionais para  uma escolha  que lhe dê sentido de vida. Esse objetivo se completa com outros como, por exemplo, o auto-conhecimento, trabalho da orientação vocacional  que se realiza no decorrer do  ano  todo.

Colaboraram com o evento trinta e oito profissionais dedicados e atuantes, sendo, muito deles, ex-alunos, pais de alunos e amigos.

A participação dos alunos do Colégio Agostiniano São José gratificou toda comunidade educativa envolvida na organização da feira.

  

Márcia Elizabete Gomes Sgarbi

Orientadora Educacional

 

 

DEPOIMENTOS

 

"Acho ótimo para fazer o aluno "cair a ficha." Não esperar acabar a faculdade para exercer a profissão, pois o tempo pode ir passando e ele pode se sentir inútil e dependente. É importante se tocar em relação ao futuro, pois, quando ele menos espera, algo pode acontecer e ele deixa passar." (Romildo Antônio Sant'anna - jornalista)

 

"Na época em que estudei no CSJ não tive a oportunidade de desfrutar de um evento como esse. A Feira de Profissões é totalmente nova e atualizada. Tive também um experiência e acho que vale para todos. Sempre quis fazer odontologia e já estava matriculada no curso, mas  acabei fazendo cursinho e só assim pude descobrir que o que eu queria mesmo era psicologia. Hoje estou no último ano de psicologia e fazendo estágio no CSJ." (Caroline Sinibaldi da Silva - ex-aluna)

 

"A Feira só tem a contribuir na parte de conhecimento, informação e rompe também muitas incertezas. Só tem a acrescentar ao aluno, pois estão sempre em busca de informações. Mesmo que o profissional desejado não esteja presente ele adquire um certo conhecimento das outras profissões. Gostaria até de parabenizar a organização do evento e dizer que brilhou ainda mais com a participação dos alunos." (Virgínia M. S. Dosualdo - psicóloga)

 

"Adolescentes em geral são carentes de informações, pois dificilmente o aluno iria atrás de um profissional e acho ótimo o Colégio ter proporcionado essa oportunidade. É uma prestação de serviço muito bacana. Às vezes o aluno fica na pressão do vestibular e não sabe ao certo o que fazer. Além de tudo é um auto-conhecimento."(Cláudia Carraro - psicóloga)

 

"O aluno terá um conhecimento e uma atuação maior em várias áreas. Acho importante fazer uma pós-graduação e estar sempre atualizado. É muito importante também o relacionamento humano, tem que saber re relacionar. Se não souber trabalhar em equipe fica mais difícil. Tem que correr atrás do sonho, pois atualmente tudo está muito difícil e o aluno tem que fazer o que gosta, lembrando que uma profissão sempre necessita de outra, realçando ainda mais a importância do relacionamento." (Maria Beatriz Calças e Maria da Penha Aguiar - biomédicas)

 

"Na idade em que o aluno está não tem muito conhecimento, então é fundamental ele avaliar o que quer para não perder tempo. Minha filha estava em dúvida entre exatas  e humanas e comparecendo à Feira pôde entender que não era o que ela realmente queria e eliminou uma opção, já se escolheu." (Sílvia - mãe de aluno)

 

"Acho muito importante esse contato, sendo mãe de aluno acho importante a necessidade e o acesso às coisas básicas. É realmente uma iniciativa do Colégio e acho que podem ir até mais fundo, chegando a trabalhar mesmo, ir além do contato estabelecido com o profissional. Adorei participar." (Gisela Chibeni - médica veterinária)

 

Depoimentos colhidos pela aluna Maria Lígia Geraigire Bocato - 1ª série E.M.

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)