EXCELENTE  DESEMPENHO  NO  ENEM

 

·    Educar, nos colégios agostinianos, é desenvolver todas as dimensões do educando, promovendo uma educação integral. Educar é, para nós, humanizar. Entendemos o homem como pessoa, como ser inacabado, com vocação de plenitude no encontro com Jesus Cristo. Essa humanização se dá através da participação dos alunos na sua própria educação produtora de conhecimentos que transformem a si mesmos e ao mundo; através do desenvolvimento do sentido crítico que os leve à busca da verdade; e através do entendimento da liberdade como responsabilidade por si e pelos outros. Nosso aluno deve amar a virtude e cultivar a ciência.

 

·      Com mais de 60 anos de existência, nosso Colégio é uma instituição séria e experiente na educação de crianças e jovens que acompanha a evolução das idéias e das tendências da sociedade contemporânea.

 

·      Oferecemos Educação Infantil, a partir dos 3 anos; Ensino Fundamental, a partir dos 6 anos; e Ensino Médio.

 

·      De forma sistemática, os professores têm momentos e espaços de reflexão contínua e atualização pedagógica, abordando, sucessivamente as diferentes áreas do conhecimento e as  diversas dimensões da relação educativa.

 

·      Participamos de um processo sistemático de avaliação institucional externa que tem como objetivo a melhoria do nosso trabalho.

 

·      A educação exige um corpo docente comprometido, por isso, no Colégio os professores também são tutores. A tutoria é parte da função docente do Colégio. Consiste numa prática educativa de acompanhamento ao aluno e sua turma, para o desenvolvimento da educação integral proposta pelo Colégio. No início do ano, o aluno conhece o seu tutor e, junto com ele, deverá delinear seu planejamento de estudo, bem como tratar de assuntos relacionados à convivência na escola. O contato entre família e Colégio é feito, primeiramente, por meio do tutor e se necessário o tutor orienta os demais contatos. O professor-tutor é indicado anualmente pela direção.

 

·      As instalações do Colégio estão continuamente melhorando dentro de um moderno Plano de Reformas para o melhor conforto e aproveitamento dos nossos alunos. Salas de aulas climatizadas e amplos espaços são características do Colégio. Salas equipadas com lousas digitais e modernos softwares educacionais. Entrada monitorada com câmeras. Biblioteca, aberta das 07h às 18h, com profissional habilitado, informatizada e on-line. O serviço de lanchonete, oferece produtos naturais e possibilita a integração de informações de consumo alimentar, permitindo aos pais acompanhar e orientar seus filhos através do sistema integrado. O Cartão magnético do aluno serve para empréstimo de livros da biblioteca, compras na lanchonete escolar e como identificação estudantil.

 

·    Serviço de emergências médicas incluso na mensalidade.

 

·    Atividades complementares

O Colégio mantém uma série de atividades, que complementam o currículo visando garantir a formação integral do aluno. Algumas são obrigatórias (inclusas na mensalidade) e outras opcionais, a partir dos 5 anos (com taxas específicas).

Obrigatórias:

a  As aulas de recuperação que constam na agenda escolar. O aluno com aproveitamento insuficiente deve freqüentá-las.

a  Aulas de Compreensão e produção textual; laboratórios de Química, Física e Biologia;  encontros no sítio Hipona (Cedral) e  visitas culturais previstas no Plano Escolar, no período de aulas e dentro do Município.

 

Opcionais:    

a      Período de inscrição: de 9 a 17 de dezembro de 2009

a       Esportes: Natação, Futebol, Futsal, Basquete, Voleibol, Judô, Capoeira; Ginástica.

a      Balé; Xadrez.

a      Música: Educação musical, violão, violino, bateria, saxofone, cavaquinho, guitarra, baixo, teclado.

a      Inglês em parceria com o curso Influx

a      Catequese preparatória para a 1ª Eucaristia.

 

·    Matrículas: Forma de pagamento

 

1ª) À vista: pagamento único, com 20% de desconto.

2ª) Parcelado: em 3  vezes, sem desconto, sendo o 1º cheque no ato da matrícula, o 2º cheque para  30/11/09 e o 3º cheque para 30/12/09.

           

Ü Aceitaremos matrículas de novos alunos a partir de 26/10.

 

Ü A formação de turmas obedece a critérios exclusivamente pedagógicos estabelecidos pela direção.

 

·    Auxílio econômico (descontos)

O Colégio estabelece alguns critérios para determinar os descontos, aplicados a partir da segunda parcela da anuidade, que são:

Por ano de permanência no Colégio 1%.

Por número de irmãos: 25% para o segundo filho, 35% para o terceiro e 50% a partir do quarto.

Para o período da tarde de EF I (1º a 5º) 20% .

Os descontos estão rigorosamente condicionados à pontualidade do pagamento nos respectivos vencimentos; após essas datas, será devido o valor integral da mensalidade.

Os descontos não são cumulativos, prevalecendo o maior.

 

·    Início das aulas e horários especiais

 

1 fevereiro 2010

Início das aulas: 6º ano E.F. II ao E.M.

2 fevereiro 2010

Início das aulas: 2º ano ao 5º ano E.F.I

3 fevereiro 2010

Início das aulas: E.I. 3, 4 e 5 - 1º E.F.

 

·     Os alunos da Educação Infantil, para favorecer a sua adaptação, terão horário especial durante os dias 3, 4 e 5 de fevereiro de 2010.

 

·    A Orientação Vocacional segue um planejamento específico coordenado pelo Departamento de Orientação Educacional. Tem início no 9º ano do Ensino Fundamental e acompanha os alunos até o último ano do Ensino Médio. Sua finalidade é contribuir para a descoberta profissional - parte da construção do Projeto de Vida do aluno. Este trabalho é desenvolvido por um profissional da área da Psicologia.

 

·    O Setor de Vestibulares assessora os alunos do Ensino Médio, especialmente os do 3º ano, através de um completo acompanhamento dos mais importantes vestibulares do país. Examina conteúdos e provas diversas para melhor orientar os alunos. Além disso, promove avaliações simuladas de concursos vestibulares. Proporciona também informações sobre os vestibulares, cursos e vagas, divulgados na “Agenda do Vestibular” além de visitas a empresas, instituições e universidades. 

 

·    Nossos alunos têm expressivos resultados nos Concursos Vestibulares e nas Olimpíadas de Matemática, Física e Geografia. Em 2009, eles conquistaram o primeiro lugar entre todas as escolas da cidade no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

·    Material didático:

·        Ensino Médio: lista de livros didáticos e paradidáticos entregue na secretaria para os alunos de 1º e 2º ano. Apostilas de revisão do sistema didático ETAPA, no 3º ano, adquiridas pelo colégio e cujo custo é repassado aos alunos.

·        Ensino Fundamental, do 3º ao 9º ano: deve-se retirar a lista de livros na secretaria na hora da matrícula.

·        Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental: material didático elaborado pelos nossos professores, livros  e material escolar adquirido pelo Colégio, cujo custo é repassado às famílias em 3 parcelas mediante boleto bancário.

 

 

 

Orientações Gerais - Ed. Infantil e 1º e 2º anos Ens. Fundamental - 2010