NATAL DE AMOR!

NATAL DE PAZ!

Árvore de Natal e Presépio

novembro/2009

 

O ser humano vive cercado de símbolos e por isso, muitas vezes, nos acostumamos com esses sinais e nem pensamos no significado deles.

O Colégio São José tem por tradição montar a Árvore de Natal, no pátio, e o Presépio, na recepção da escola, imprimindo nesse gesto a identidade religiosa e ressaltando a linguagem significativa que esses símbolos exprimem.

 Foi Francisco de Assis que, em 1223, montou o primeiro presépio vivo, reunindo o povo simples ao redor de uma imagem do Menino Jesus reclinado numa manjedoura, dentro de uma gruta. O presépio de São Francisco inspirou os presépios do mundo inteiro; contemplá-los é estar em sintonia com as obras de Deus, grandiosas, realizadas de maneira simples, através dos simples. 

As primeiras Árvores de Natal surgiram no Hemisfério Norte e, por isso, são simbolizadas pelos pinheiros e ciprestes, plantas que não perdem as folhas no inverno. Além disso, as árvores de qualquer espécie vêm da semente, da seiva, da força viva, comparadas com a graça que recebemos pelo batismo. Já os enfeites simulam frutos da boa árvore, tendo como tronco o Cristo, espalhando vida para todos os ramos. 

Os enfeites da Árvore de Natal do Colégio são confeccionados pelos alunos do 6º e 7º anos desde 2003, com a orientação das professoras de Arte, Ana Maria B. Camarosano (até 2008) e da professora Maria Marcelina B. de Moraes (2009)

O Presépio, muito esperado por todos nós como sinal da chegada do Natal, é montado pelo professor de Arte, Roberto Ferrari, há muitos anos.

 

Mara Cristina B. S. Freitas
mfreitas@csj.g12.br
Coord. do Ens. Fundamental -  6º ao 9º ano

 

  
 

(Use os botões    e    para escolher as miniaturas e clique na imagem para ampliá-la)        

.