abril/2010

 

 

O QUE É O ANO VOCACIONAL AGOSTINIANO? 

A Ordem de Santo Agostinho promove neste ano de 2010 o Ano Vocacional Agostiniano, cujo lema: “Quem para no caminho, retrocede... Ele te espera” e o tema: “Aonde você vai?”, convida você jovem a vivenciar este período de descoberta vocacional. O objetivo deste Ano Vocacional é ajudá-lo a encontrar-se na caminhada vocacional, através dos passos de nosso pai Santo Agostinho e divulgar o carisma agostiniano em toda a Igreja. Para isso, nós agostinianos, estamos à disposição para que você possa discernir, segundo os desígnios de Deus e suas motivações.

O Ano Vocacional será aberto no dia 24 de abril (festa da conversão de nosso pai, Santo Agostinho) e encerrar-se-á na mesma data em 2011.

 

DEUS NOS CHAMA SEMPRE A UMA VOCAÇÃO 

A vida cristã é um chamado ao seguimento de Jesus. Portanto, a vocação é o chamado que Jesus faz para todo homem e mulher de boa vontade, para acolher a Boa Nova do Evangelho, que implica fé e conversão.

Mas, se todos somos chamados ao seguimento de Jesus, por que abraçar a vocação à vida religiosa agostiniana, quando existem tantas urgências, no âmbito da assistência e mesmo da evangelização, às quais você pode responder igualmente sem assumir os compromissos peculiares de uma vida consagrada?

Justamente, porque a resposta ao seguimento de Jesus vai depender do caráter evangélico do testemunho que cada um é chamado a dar.

Podemos conferir nas Sagradas Escrituras, alguns chamados que nos revelam estas respostas. Vejamos:

Abraão – Gn 12,1-9

Samuel – 1Sm 3,1-10

Jeremias – Jr 1,4-10

Maria – Lc 1,26-38

Discípulos – Lc 5,1-11

Agora é a sua vez!

  

VOCAÇÃO LEIGA 

O testemunho que como membros da Igreja todos nós devemos dar é: sermos homens e mulheres de fé no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja.

 

VOCAÇÃO PRESBÍTERO-SACERDOTAL 

O testemunho do presbítero-sacerdote é: ser o representante de Cristo a serviço da comunidade eclesial, para alimentá-la com a Palavra de Deus, santificá-la e fortificá-la com os Sacramentos, e cuidar como pastor para manter a unidade da fé junto com o Bispo, no peregrinar para a vida eterna.

 

VOCAÇÃO RELIGIOSA-AGOSTINIANA 

A vida consagrada está colocada no coração da Igreja, que encontra nela novo impulso e vigor para o anúncio do Evangelho a todo o mundo. A Igreja precisa de pessoas consagradas que, ainda antes de se empenharem nesta ou naquela causa nobre pelo Evangelho, se deixem transformar pela graça de Deus e se conformem plenamente com Jesus Cristo.

Por isso, o caráter evangélico do testemunho da vida religiosa agostiniana, se exprime na radicalidade do dom de si mesmo por amor de Jesus Cristo e n’Ele, por amor de cada membro da família humana, da sua Igreja que é o corpo de Cristo, como o compreendeu Santo Agostinho.


 

REZE CONOSCO POR NOSSAS VOCAÇÕES 

2ª FEIRA

Senhor, Vós que dissestes: “a messe é grande, mas os operários são poucos”, aumentai as vocações agostinianas para que, vivendo na unidade de vosso Espírito, propaguem o vosso Reino. 

3ª FEIRA

Nós vos oferecemos, ó Pai, nossa oração em favor dos jovens que sentem o vosso chamado à Vida Religiosa Agostiniana; abençoai-os para que realizem a missão com honradez e sentido eclesial. 

4ª FEIRA

Senhor, suscitai, por meio da nossa colaboração, novas vocações à Vida Agostiniana; e confirmai os chamados em seu generoso compromisso. 

5ª FEIRA

Pai Santo, nós vos louvamos por aqueles que, seguindo o vosso chamado, vos servem na Vida Religiosa e no Sacerdócio de vosso Filho; abençoai-os para que respondam com generosidade e entrega total aos homens. 

6ª FEIRA

Senhor, que todos nós, na promoção das vocações, sejamos capazes de imitar a Santo Agostinho que, com todas as suas forças, exortou outros a abraçar a Vida Religiosa e infundi o vosso Espírito para que sejamos testemunho estimulante para os jovens que nos rodeiam. 

SÁBADO

Olhai-nos, ó Pai, que temos seguido a vocação religiosa agostiniana; concedei-nos que neste mundo sejamos sinal vivo e eficaz de vosso Amor, e estímulo de novas vocações. 

DOMINGO

Senhor, nós vos apresentamos todos aqueles jovens que vivem com vacilações ante seu futuro; ajudai-os a encontrar sua vocação, e que sejam sinceros e generosos em sua resposta cristã.

 

ORAÇÃO VOCACIONAL AGOSTINIANA 

Senhor Jesus Cristo, humildemente nós vos pedimos: chamai para o caminho da vida religiosa, muitos jovens que, dedicando sua vida para os irmãos, serão verdadeiramente portadores da vossa Igreja. Infundi no coração da nossa juventude o amor, a coragem e a força para estar pronta a deixar tudo para encontrar tudo em vós. Chamai mais irmãos e irmãs para continuar viva a vida religiosa na Ordem Agostiniana. Fortalecei com a vossa graça aqueles que já estão trabalhando na vossa Igreja. Dai-lhes amor, coragem e graça para que nunca se afastem de vós e de vossa vocação. Virgem Maria, Mãe do Bom Conselho, levai esta oração ao vosso Filho e não deixeis que ela seja em vão. Dai-nos aquela Fé, aquele Sim e aquele Zelo de continuarmos firmes na edificação da Igreja. Amém!

 

JOVEM, SE VOCÊ SENTE O SEU CORAÇÃO INQUIETO, PROCURE-NOS.

 

PROMOTORES VOCACIONAIS
Centro de Promoção e Animação Vocacional

   

Curitiba – PR:

Frei Rodrigo de Almeida, OSA

Rua Pedro Zagonel, 1640 – Novo Mundo

81050-110 – Curitiba – PR

Tel.: (41) 3246-2938

 

São Paulo – SP:

Frei Sérgio Dias, OSA

Rua Engenheiro Andrade Júnior, 98 – Belenzinho

03061-040 – São Paulo – SP

Tel.: (11) 2692-1477

 

MAIS INFORMAÇÕES:

www.osabrasil.org

promotor-vocacional@osabrasil.org

 

Pastoral Educativa – Colégio Agostiniano São José:

pea@csj.g12.br

Rua Agostinianos, 88 – Jardim Santa Catarina

15080-180 – São José do Rio Preto – SP

Tel.: (17) 3354-7015

 


(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)