VI Congresso de Educadores Agostinianos

De um nó de relações a uma escola iluminadora

junho/2011

Palestras e debates “iluminados”!
Educadores do São José participam de Congresso Agostiniano

          Ocorrido entre os dias 23 e 25 de junho de 2011, no município de Caeté-MG, o VI Congresso de Educadores Agostinianos, organizado pela Federação Agostiniana Brasileira - FABRA, teve como temática central a “iluminação”. Durante os três dias, sob o título “De um nó de relações a uma escola iluminadora”, o congresso recebeu conceituados conferencistas, que apresentaram e discutiram temas contemporâneos ligados à educação.

          A palestra inicial foi proferida pelo professor-doutor Joel Gracioso, que falou sobre a “Espiritualidade do educador agostiniano”. No dia seguinte, foi a vez da psicóloga e pedagoga Maria Cristina Milanez Werner, do Rio de Janeiro, apresentar o tema “Compreendendo mentes perigosas na escola”. Também nessa data, ocorreram nove salas temáticas, voltadas às questões da ação anti-violência (cases anti-bullying), às novas mídias, à ação pastoral, à consciência planetária ecológica, à inclusão, aos limites de autoridades dos pais e educadores, à iluminação na docência agostiniana, à sexualidade e aos novos formatos de famílias.

          O Congresso terminou com a palestra do professor-doutor Yves de La Taille, do departamento de psicologia da Universidade de São Paulo – USP, cujo tema foi: “Iluminando os conflitos para transformá-los em aprendizado”.

          Dez representantes do Colégio Agostiniano São José, entre eles o diretor pedagógico Jesus Maria Martinez Piñeiro, coordenadores e professores, estiveram presentes no Congresso, a fim participarem das discussões e de compartilharem as informações com todo o corpo docente de nossa escola.
  

Alaor Ignácio dos Santos Jr.
alaor@csj.g12.br

Coordenador de Marketing


Álbum de fotografias