"Doe com paixão"


o
utubro/2011

Em campanha, alunos partilham produtos

de higiene com moradores de rua

 

Orientados pela Pastoral Educativa e motivados por atividades das aulas de Ensino Religioso, os alunos do 3º ano do Ensino Médio deram início à Campanha “Doe com paixão”, que prevê o recolhimento e doação mensal de produtos de limpeza e higiene à Pastoral do Povo de Rua.

Nos anos anteriores, a Campanha “Doe com Paixão”, também realizada pelos alunos, distribuiu alimentos às famílias carentes atendidas pela comunidade agostiniana da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Além da elaboração e divulgação de um cronograma para a participação dos alunos das demais séries do Colégio, e estimular sua participação, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio organizaram toda a infra-estrutura para o pleno funcionamento da Campanha (cartazes, caixas, mensagens semanais, etc.), juntamente com os tutores e professores diretamente ligados à Pastoral.

Uma campanha simples e dinâmica, que merece todo o apoio pela iniciativa e competência com a qual é realizada.

Apoio, aliás, já manifestado, por meio de ofício de agradecimento, recebido do Pe. Amilton Fernando Guerra, assessor diocesano da Pastoral do Povo de Rua.

Um belo texto, escrito pela aluna Bianca Zanforlin Zago, do 3º ano A do Ensino Médio, foi capaz de traduzir o “conceito” deste ano da Campanha “Doe com paixão”:

Alaor Ignácio dos Santos Jr.
alaor@csj.g12.br

Coordenador de Marketing

 

“[...] O bem que você faz hoje, poderão esquecê-lo amanhã. Faça o bem assim mesmo! Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo! Veja você que, no final das contas é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros!”

Madre Teresa de Calcutá

 

            Muitas vezes acreditamos que não vale a pena se doar por quem não conseguiu atingir objetivos na vida ou achamos que entendemos a situação de quem nada tem. Até mesmo, há quem diga que ter compaixão e fazer, de fato, caridade não é o bastante e que nunca conseguiremos mudar o que já existe. E, hoje, após ter divulgado a campanha Doe Com Paixão da Pastoral Educativa e dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio São José, posso afirmar que existem causas maiores que nossos desejos e aspirações. Existem problemas maiores do que os nossos. E existe altruísmo e pequenas atitudes que fazem a diferença. E que sim, podemos sim mudar a realidade de muita gente. É um trabalho pela paz. Um trabalho que multiplicado trará a transformação efetiva. Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar. Gestos gentis podem ser pequenos e fáceis de fazer, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos.

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”

Madre Teresa de Calcutá 

BIANCA ZANFORLIM ZAGO
3º ANO A – ENSINO MÉDIO