Dia das Mães

maio/2012

Palestras e reflexões marcam
a comemoração do Dia das Mães 

          “A mãe na atualidade” foi o tema central de reflexão na comemoração do Dia das Mães de 2012, promovida pelo Colégio Agostiniano São José. Palestras específicas, pertinentes à faixa etária dos alunos de cada um dos ciclos, foram proferidas por profissionais da área de psicologia, com o intuito de discutir o papel da mãe contemporânea à luz dos princípios da educação.

          As atividades começaram no dia 3 de maio, quando a psicóloga clínica Sueli Zocal Paro Barison discorreu sobre o tema “Encontros e desencontros com seu filho adolescente”. O evento reuniu mães de alunos do Ensino Fundamental III (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio.

          No dia 10 de maio, a psicanalista e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Heleny Sílvia Romero, proferiu palestra com o tema: “Uma reflexão sobre a educação sexual”. Sua exposição foi dirigida às mães de jovens do Ensino Fundamental II, que compreende alunos do 3º ao 5º ano.

          O ciclo de palestras terminou na sexta-feira, dia 11 de maio, com palestra destinada às mães dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (1º e 2º anos). “Uma reflexão sobre a relação de dependência e independência para o desenvolvimento emocional de seu filho”, foi o tema abordado pela conferencista, a psicóloga clínica Lúcia Helena Romero Costa.

 

MISSA DAS MÃES 

          Além do ciclo de palestras, foi celebrada a Missa das Mães. No dia 9 de maio, às 20 horas, na Igreja Santa Rita de Cássia, mães dos alunos de todos os ciclos participaram da solenidade religiosa, concelebrada pelos padres Eliseo López Bardón, que a presidiu, e José Luis Árias Alvarez, ambos diretores do Colégio Agostiniano São José.

   

Alaor Ignácio dos Santos Jr.
alaor@csj.g12.br

Coordenador de Marketing