Dia dos Pais

agosto/2012

 

Palestra sugere atenção à formação ética dos filhos

 

 

Para homenagear os pais dos alunos, o Colégio Agostiniano São José, junto com a Associação de Pais e Mestres – APM, na noite de 8 de agosto, os presenteou com uma palestra intitulada “A formação da personalidade ética", proferida pela psicóloga Luciene Regina Paulino Tognetta.  A conferência foi precedida de um coquetel de acolhida em que os presentes puderam se confraternizar.

A psicóloga Luciene Tognetta é doutora pelo Universidade de São Paulo-USP e pesquisadora sobre os temas bullying e autorregulação. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora da linha de pesquisa Afetividade e Virtudes do GEPEM–Unesp/Unicamp desenvolvendo pesquisas relacionadas ao tema da afetividade e formação de personalidades éticas, e autora de vários livros.

A palestra foi um espaço para os pais reflexionarem sobre a sua função de formadores da ética dos filhos. A palestrante sugeriu a todos o desenvolvimento de uma orientação humanizadora equidistante tanto do autoritarismo quanto da indulgência. Uma formação ética que aborde os conflitos a partir das capacidades humanas de pensar e de sentir, para que as crianças possam construir sua razão e sua afetividade. Desse modo, concluiu, ajudarão as crianças a pensar nas consequências das suas ações e as ensinarão a expressar seus sentimentos com palavras, exercendo seu autocontrole e respeitando as necessidades dos outros.

Jesus Maria Martinez Piñeiro
jesus@csj.g12.br
Diretor Pedagógico 

 

A conferencista, Profª Drª Luciene Tognetta...
... falou sobre a ética na formação...
    
... para o auditório repleto de pais de alunos.