Encontro de Pastoral e Ensino Religioso

maio/2012

 

Coordenadores de Pastoral Educativa e Professores de Ensino Religioso dos colégios agostinianos do Brasil estiveram reunidos em São Paulo, nos dias 22 e 23 de maio de 2012, para um encontro que foi promovido pela Comissão de Educação da Federação Agostiniana Brasileira (FABRA).

Assessorados pelo Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira (PUC – Paraná), e pelo Frei Luiz Antônio Pinheiro - OSA, o encontro propiciou reflexões em torno dos conceitos de Pastoral, Pastoral Educativa, processo evangelizador, escola católica, identidade da escola agostiniana, escola em Pastoral e Ensino Religioso Escolar.

Considerando-se a riqueza da diversidade das realidades dos centros educativos agostinianos, os participantes elaboraram uma CARTA DE PRINCÍPIOS DE UNIDADE, no intuito de se buscar unidade de pensamento, coração e ação para a proposta da Escola Agostiniana, quanto ao processo de educação integral e evangelizadora dos alunos.

O Ensino Religioso ministrado nas escolas agostinianas esteve entre os destaques do temário do encontro, sendo reconhecido como uma instância de diálogo acerca da interdisciplinaridade e transversalidade dos fundamentos da proposta educativa agostiniana.

A fim de se buscar entendimento comum sobre o conceito de Escola em Pastoral e da especificidade do Ensino Religioso Escolar, os participantes propuseram a continuidade das reflexões, constituindo-se, através da Comissão de Educação da FABRA, um fórum permanente de reflexão acerca desses temas.

 

Representantes do Colégio Agostiniano São José:

Luiz Fernando Marchesin (lmarchesin@csj.g12.br) - Coordenador de Pastoral

Ana Catarina Angeloni Hein (angeloni@csj.g12.br)- Professora de Ensino Religioso