Filosofia

 

dezembro/2012

Professores participam de curso
de filosofia e educação para pensar 

Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2012, os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram do curso “Filosofia para crianças e Educação para pensar bem”, realizado no salão nobre do Colégio Agostiniano São José.

De acordo com a organizadora do evento e coordenadora do Ensino Fundamental (3º ao 5º) do Colégio, Fabiana Correia da Silva, o curso teve por objetivo propiciar ao professor-tutor condições de desenvolver o trabalho voltado à filosofia e ao “pensar bem” com os seus tutorandos.

Cerca de 40 professores participaram do curso, com oito horas de aulas diárias, que foi ministrado pelo professor doutor Marcos Antonio Lorieri, e pelas professoras Elizabete Baptista Godoy e Patrícia Helena Rocha. O objetivo do curso foi o de “oferecer aos participantes informações sobre a proposta de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman e sobre as possibilidades de, nessa proposta, proporcionar estímulos ao desenvolvimento do que se denomina de ‘pensar bem’”. Além das aulas teóricas, os participantes também realizaram “atividades práticas com a metodologia da Comunidade de Investigação proposta por Lipman tanto para o trabalho com Filosofia com Crianças e jovens, quanto para o trabalho de Educação para pensar bem”.

  

Alaor Ignácio dos Santos Jr.
alaor@csj.g12.br
Coordenador de Comunicação

 

Professores do Ensino Fundamental participam de
curso de filosofia promovido pelo Colégio