Avaliação Institucional - 2012

março/2013

 

Comunicação de resultados às famílias

 

 

As altas expectativas das famílias e a necessidade de buscar os melhores resultados educacionais para nossos alunos desafiam a equipe do Colégio Agostiniano São José a investir de modo permanente na melhoria da qualidade. Como uma das ações promovidas com o intuito de oferecer um olhar externo e abrangente sobre nosso trabalho, o Colégio Agostiniano de São José realizou uma Avaliação Institucional no mês de novembro de 2012 . Contratamos a empresa MD&M - Soluções em Educação (www.mdmeducacional.com.br).  A comunidade escolar foi chamada a participar, contribuindo de forma madura e construtiva com sua opinião a respeito dos diversos aspectos de funcionamento da Escola. Os alunos, os docentes e os gestores responderam um questionário e as famílias também. Foram avaliadas também as competências de raciocínio e  compreensão leitora dos alunos de 5º, 7º, 9º do ensino fundamental e do 2º do ensino médio.

 

“A Avaliação Institucional abrange o desempenho acadêmico dos alunos, a investigação da visão da escola pelos diferentes públicos - famílias, alunos, professores e equipe de gestão e se completa com um levantamento do perfil sociocultural desses públicos envolvidos. A análise dos resultados permite a comparação do Colégio consigo mesmo e com relação às habilidades e competências avaliadas e a comparação do Colégio com o conjunto de escolas que realizou a avaliação. O principal objetivo é o de apontar ações concretas para promover uma melhoria expressiva na qualidade dos serviços oferecidos."  (A.I. 2012-Relatório Final, pág. 3).

 

Os resultados da avaliação foram apresentados em reunião, em 14 de março, com as famílias interessadas em saber como "anda a qualidade da educação dos seus filhos".

 

Jesus Maria Martinez Piñeiro
jesus@csj.g12.br

Diretor Pedagógico