Meier fala da maturidade emocional

das crianças a cerca de 350 mães

maio/2013

 

 

“Com a palestra, o Colégio fez exatamente aquilo para o qual ele existe: educou”. A frase é do diretor geral do Colégio Agostiniano São José, Pe. José Luis Árias, ao comentar a palestra proferida no dia 6 de maio, no Ginásio de Esportes da instituição, pelo educador catarinense Marcos Meier.

Realizado em comemoração ao Dia das Mães de 2013, o evento com Meier, que é reconhecido em todo o Brasil por suas palestras e programas televisos sobre educação, reuniu cerca de 400 pessoas, aproximadamente 350 das quais eram mães de alunos do Colégio Agostiniano São José.

“Como desenvolver a maturidade emocional das crianças” era o título da palestra, na qual o educador conceituou a “maturidade” como o período no qual as pessoas são capazes de “adiar a realização de seus desejos” e resistir às frustrações. Tal aspecto, transposto à educação das crianças, sugere aos pais que elogiem o “esforço e o trabalho” mais do que a inteligência e os resultados obtidos, e ataque o problema, e não a criança que o realizou.

A respeito de uma pergunta muito comum para os pais o educador catarinense indagou: “Como sei quanta liberdade devo dar aos meus filhos?”. Marcos Meier sugere a estes pais que avaliem a capacidade que a criança tem de assumir as consequências de seus atos. A liberdade, portanto, deve ser nivelada pela capacidade de se responsabilizar pelas consequências.

Os participantes da palestra, consultados informalmente, elogiaram efusivamente a ação do Colégio e da Associação de Pais e Mestres – APM, de “presentearem” as mães com eventos formativos, como esse.

Alaor Ignácio dos Santos Jr.
alaor@csj.g12.br
Coordenador de Comunicação