12ª Feira das Profissões

Estudantes entrevistam profissionais...

maio/2013

 

 

Representativos profissionais de São José do Rio Preto estiveram reunidos no dia 25 de maio, com alunos do Ensino Médio e dos últimos anos do Ensino Fundamental, para revelarem a conduta e a vivência de suas respectivas profissões.

A prática de uma pedagogia humanizadora, crítica, participativa e libertadora, essência do Projeto Educativo do Colégio Agostiniano São José, com base no pensamento de Santo Agostinho, se refletiu plena na 12ª Feira das Profissões, no Ginásio de Esportes do colégio.

Cabe ressaltar que estiveram presentes 51 profissionais atuantes e competentes, de distintas áreas do conhecimento (saúde, ciências sociais aplicadas, exatas, etc.) para dialogar com os alunos, narrar suas experiências na carreira, discuti-las criticamente e avaliar a receptividade do mercado à sua atuação. Além dos profissionais, contou-se com a participação de seis ex-alunos do Colégio que estão cursando universidades públicas. Eles discorreram sobre as carreiras que escolheram e também sobre o dia a dia da vida universitária.

Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Feira de Profissões promove esse diálogo aos alunos, sendo esta uma das atividades do Projeto de Orientação Vocacional, que tem início no 9º ano do Ensino Fundamental e é extensivo até o 3º ano do Ensino Médio.

“Nosso grande objetivo reside na intenção de contribuir para a formação da identidade profissional dos nossos alunos, por meio dessa relação pessoal com os profissionais, pautados no fundamento de que as identidades se constituem na relação com o outro”, comenta a coordenadora geral do evento, Márcia Elizabete Gomes.

 

Alaor Ignácio dos Santos Jr.
alaor@csj.g12.br
Coordenador de Comunicação