Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

Concurso Canguru Sem Fronteiras 2013

 

junho/2013

A cada ano, no mês de março, um gigantesco número de estudantes (em 2012, mais de seis milhões) em todo o mundo faz parte de um importante evento internacional de Matemática, uma competição chamada Canguru de Matemática.

Há muitas competições de Matemática em nível internacional, sendo a mais prestigiada a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês), que é a mais antiga dentre as Olimpíadas científicas.

O Canguru de Matemática é uma competição muito diferente da IMO – sob alguns aspectos, são eventos que se opõem. Mais do que uma competição descompromissada, é uma espécie de jogo. Ao contrário da IMO, estudantes de todas as idades, dos 7 aos 18 anos, podem participar do evento, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha relativamente fáceis em 90 minutos. Mas talvez a diferença mais óbvia seja a de que o Canguru não é somente para os melhores estudantes de Matemática. Ao contrário, o concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.

Embora, infelizmente, o pensamento comum seja de que a Matemática é difícil, muito abstrata e fora do alcance da grande maioria das pessoas, o número de participantes do Canguru de Matemática prova que as coisas não têm que ser desta maneira.

Em 2013, só no Brasil, participaram 38.695 estudantes. Desses, apenas cerca de 6% (2.294 alunos) foram premiados com certificados de ouro, prata e bronze. Nosso colégio teve 13 alunos premiados. Seus professores os incentivam a resolverem os desafios que a matemática nos propõe. Parabéns!

 ALUNO
TURMA
CERTIFICADO
CATEGORIA

Clara Klafke Faria

4E

PRATA

PE

Joao Pedro Neves

4B

PRATA

PE

Beatriz Chinelato Fernandes

4B

PRATA

PE

Aila Betina Azenha Lima

4A

PRATA

PE

Nicole Salazar Bottas

4C

PRATA

PE

Artur Trombim De Sousa

4B

BRONZE

PE

Maria Fernanda Fabriga Fauaz

4A

BRONZE

PE

Fernando Camargo Rocha Da Freiria

4B

BRONZE

PE

Murilo Calvo Loosli

5C

BRONZE

E

Lucas Brasil Simoes Lima

5B

BRONZE

E

Breno Villa Luchezi

6D

BRONZE

E

João Vitor Guapo Ochiucci

7A

OURO

B

Gustavo Kenji Kuroda De Oliveira

8A

PRATA

B

 

 Olimpíada Brasileira de Matemática - Canguru Matemático

 Canguru de Matemática Brasil