Viagem à Espanha – 2014

julho/2014

          Durante três semanas do mês de julho, sete alunos do Colégio Agostiniano São José (Ana Luiza, Heitor, Isabela, Eloá, João Pedro, Marco Antonio e Moisés) e eu fizemos uma viagem à Espanha com o intuito não somente de aprendermos mais sobre a língua e a cultura espanholas, mas, também, para conhecermos de perto esse país tão impressionante.

          Aprender uma língua estrangeira hoje em dia, como todos sabemos, é primordial para vivermos neste mundo globalizado. E a evolução é tanta que saber apenas uma língua estrangeira já pode ser considerado pouco. Sendo assim, jovens e adultos precisam do conhecimento de outras línguas para acompanhar, com sabedoria, tudo o que acontece a nossa volta. Com esse intuito, o Colégio São José realiza nas férias de inverno uma viagem à Espanha para que os alunos interessados aprimorem o espanhol, estando imersos na cultura espanhola. Nossa viagem, então, tem como principal objetivo proporcionar ao aluno aulas no referido idioma com professores nativos. Nessas aulas, os alunos recebem um livro didático adequado ao nível deles, no qual realizam atividades gramaticais, de compreensão auditiva e de compreensão leitora. A parte de interação e uso oral do idioma estrangeiro fica por conta das atividades interativas e lúdicas, realizadas em grupos, nas quais os alunos praticam o idioma. Tais atividades também são desenvolvidas em sala de aula e com a supervisão do docente. Mas é claro que o uso do espanhol não se restringe à sala de aula: os alunos falam no idioma estrangeiro em todos os momentos da viagem, o que promove um aprendizado significativo. 

          O que eu disponibilizo a vocês na sequência é um breve relato das atividades diárias que realizamos ao longo desses vinte dias de viagem: tempo suficiente para conhecermos mais a língua espanhola (e se encantar ainda mais com ela), conhecermos os nossos companheiros de jornada e conhecermos a nós mesmos, no íntimo das nossas almas. A cada passo de nossa caminhada uma emoção diferente era sentida em nossos corações; a cada paisagem, uma sensação nunca antes experimentada; e a cada palavra ouvida ou dita em qualquer um dos idiomas que estavam a nossa volta, um sinal de que estávamos tendo uma oportunidade única de reconhecer que somos capazes de nos comunicar em qualquer lugar do mundo e de marcar o nosso espaço.  

          Não sei ao certo se este simples relato será capaz de demonstrar tudo o que realmente aprendemos com o curso de espanhol realizado e tudo o que vivenciamos nessa viagem, mas, certamente, será capaz de fazer com que pessoas que não participaram dela percebam quão enriquecedora pode ser uma viagem linguística (e turística). Além disso, quem sabe, poderá suscitar o interesse de outros possíveis viajantes!

          Ressalto que, neste relato, não estão descritas as atividades realizadas durante as aulas matinais dos alunos, pois esse era um momento em que eles ficavam com a turma e o respectivo professor. Nesse período, eu apenas espiava os alunos pelas janelas das salas de aula, pois queria deixá-los à vontade e, ao mesmo tempo, queria conferir a relação deles com o grupo e com o docente. Nesse sentido, para ter detalhes desse momento único na vida desses alunos, é preciso reservar um bom tempo com eles próprios para ouvir as mais lindas histórias!

          Boa leitura!

Profa. Amanda D'Alarme Gimenez
agimenez@csj.g12.br


Da esquerda para a direita: João Pedro, Marco Antônio,
Isabela, Ana Luiza, Eloá, Amanda e Heitor na Plaza Mayor de Salamanca.
 
   

Da esquerda para a direita: Eloá, Ana Luiza, Marco Antônio,
Heitor, Moisés, Isabela e João Pedro na Plaza Mayor de Salamanca.
 


Diário da viagem
 

          Domingo, 29/06

          Hoje foi um dia longo de viagem: saímos de São José do Rio Preto às 7h da manhã rumo ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Lá, almoçamos e logo em seguida fizemos o chek-in. Nosso avião decolou às 18h e a viagem durou quase dez horas.

 

          Segunda, 30/06

          Pousamos em Madri às 9h30 da manhã (4h30 no Brasil, lembrando que são cinco horas de diferença entre Brasil e Espanha). Fomos a Salamanca (nosso destino final) de van e demoramos mais duas horas e meia de viagem. Assim que chegamos ao Colégio Calazans Escolapios, local em que ficaríamos hospedados, os monitores nos levaram aos nossos quartos e nos instalamos. Em seguida, fomos almoçar – o almoço é servido todos os dias às 13h45. À tarde, nosso grupo e os demais alunos do acampamento foram divididos em subgrupos de acordo com a faixa etária. Deixe-me explicar melhor isso: eram aproximadamente 110 alunos, que compunham o acampamento, pertencentes a diferentes nacionalidades, ou seja, eram franceses, russos, americanos, ingleses, alemães, só para citar algumas nacionalidades diferentes da nossa. Para facilitar o controle dos alunos e organizar as atividades, o acampamento foi dividido em sete grupos, cada um dispondo de dois monitores para supervisão constante. Sem contar os coordenadores e diretores do acampamento que estavam presentes o tempo todo! Feita a divisão, os alunos foram à piscina, localizada em um clube particular nas proximidades do colégio, e ainda fizemos um city tour por Salamanca, em que conhecemos o Convento de San Esteban, a Catedral de Salamanca e a Casa das Conchas, que hoje é uma biblioteca pública. À noite, exaustos da viagem e do dia cheio de atividades, fomos dormir.

   
Alunas e professora na van – de Madri a Salamanca.
 

          Terça, 01/07

          Pela manhã, os alunos fizeram um teste de nivelamento de espanhol para saber quais seriam as salas em que realizariam as atividades escolares durante a estadia em Salamanca, atividades relativas ao aprendizado da língua espanhola. Alguns alunos se enquadraram no nível intermediário enquanto outros, no nível intermediário-avançado. Após o teste, os alunos conheceram seus colegas de classe. Após o almoço, eles realizaram jogos de socialização, para conhecer melhor os integrantes de seus grupos. No fim da tarde, conheceram o Parque dos Jesuítas: um lugar com um espaço verde maravilhoso, com local para caminhar e andar de bicicleta, para levar as crianças para brincar, os cachorros para passear... Também conhecemos a Plaza Mayor de Salamanca e ficamos ainda mais impressionados com a beleza dessa cidade.

   
Interior do colégio – vista do pátio.
 

          Quarta, 02/07

          Aulas durante a manhã e jogos interativos à tarde, incluindo brincadeiras de rua para todos os alunos. No fim da tarde, saímos para comer comidas típicas – como o hornazo salmantino (tipo de uma torta salgada recheada com chorizo) e a palmera de chocolate. Ninguém queria ir embora da Plaza Mayor!

   
Quadra de esportes e piscina.


   
Corredor das salas de aula e interior de uma sala.
 

          Quinta, 03/07

          Hoje foi um dia incrível! Após as aulas e o almoço, fizemos uma excursão a Segovia, uma cidade situada a uma hora e meia de Salamanca. Nessa cidade, visitamos o Alcázar de Segovia, um castelo muito antigo e maravilhoso, que guarda muitas histórias. Pudemos sentir dentro das muralhas anos e anos de história. Depois de percorrer todos os cantos do palácio e sentir um pouco da emoção que é conhecer por dentro e por fora um monumento tão imponente, conhecemos o aqueduto de Segovia, outro monumento histórico majestoso. Ficamos admirando a beleza do aqueduto no fim da tarde. Fizemos um lanche nas proximidades do aqueduto, voltamos a Salamanca e fomos descansar.

   
Alcázar de Segovia à esquerda e alunas no interior do palácio à direita.



Alunos do acampamento diante do aqueduto de Segovia.
 

          Sexta, 04/07

          Café da manhã, aulas, almoço, atividades extraclasse à tarde e à noitinha passeamos pelo centro histórico da cidade com todo o grupo do acampamento. Fomos a um lugar chamado Paki pallá, em que os alunos puderam dançar e também assistir ao jogo da Copa do Mundo disputado por Brasil e Colômbia. Retornamos ao colégio muito felizes, pois havíamos nos divertido e ainda havíamos ganho o jogo, o que classificou o Brasil para a semifinal do campeonato mundial.

 

          Sábado, 05/07

          Fizemos uma excursão à cidade de Aveiro, em Portugal. Aveiro é conhecida como “Veneza portuguesa”, pois é atravessada por um canal em que podemos navegar por coloridos barcos moliceiros. Essa cidade fica a quatro horas de Salamanca. Saímos bem cedo, às 8h da manhã, e chegamos às 12h. Passeamos por um centro comercial localizado no centro da cidade, almoçamos por lá e fizemos umas comprinhas. Logo depois, nos deslocamos à praia de Aveiro, onde passamos a tarde inteira tomando sol, praticando esportes e admirando a paisagem incrível! A praia de Aveiro tem dunas lindíssimas e uma areia fofa que estava quentíssima, contrastando com as águas marítimas bastante fortes e frias! Apesar do mar gelado, muitos nadaram no mar português e outros, como eu, que não se atreveram a nadar, tomaram muito sorvete. O dia foi maravilhoso e todos ¡se lo pasaron bomba!  Chegamos a Salamanca às 23h.


Praia de Aveiro, em Portugal
.
 

            Domingo, 06/07

            Neste domingo acordamos um pouco mais tarde, às 9h30. Depois do café da manhã, conhecemos o Rastro de Salamanca, um mercado popular ao ar livre que acontece todos os domingos. Lá compramos lembrancinhas, comemos comidas típicas e conhecemos alguns hábitos dos espanhóis. Almoçamos paella e depois fomos aproveitar essa tarde de domingo na Plaza Mayor.

 

            Segunda, 07/07

            Hoje foi aniversário do nosso companheiro de viagem Marco Antonio. Já cantamos cumpleaños feliz logo no café da manhã. A turma toda do acampamento faz a maior gritaria no refeitório quando é aniversário de alguém e no aniversário dele não poderia ser diferente. Após o café, os alunos tiveram aula e à tarde foram à piscina. Durante a noite, teve apresentação dos grupos em um show de talentos, que aconteceu no pátio do colégio. Os monitores e os alunos haviam preparado e ensaiado uma música para apresentação, que poderia ser tema de um filme ou uma música de que o grupo gostasse. Um dos grupos que contavam com a presença dos nossos alunos apresentou a música do filme Shrek e o outro dançou o Lepo lepo com roupa do filme Vida de Inseto! E detalhe: a música Lepo lepo foi escolha dos estrangeiros! A apresentação foi muito divertida. Ah! E nesse dia, o pai do Marco Antonio apareceu no colégio à tarde para fazer uma surpresa para o filho aniversariante. Eles saíram juntos pela cidade e o Marco certamente não se esquecerá desse grande dia.


Aniversariante do dia na Plaza Mayor
.
 

          Terça, 08/07

          Hoje amanhecemos eufóricos com o jogo do Brasil pela Copa do Mundo, que aconteceria às 22h, horário em Salamanca. Não se falava de outra coisa no café da manhã. Durante a manhã, os alunos tiveram aulas de espanhol e logo após o almoço realizamos outra excursão: fomos à cidade Toro, distante uma hora de Salamanca, que contém aproximadamente nove mil habitantes. O objetivo dessa viagem turística era conhecer uma Plaza de Toros, uma das mais antigas da Espanha. Essa Plaza de Toros tem arquibancada de madeira, o que evidencia sua antiguidade. Nós visitamos todas as partes que compõem uma Plaza de Toros, desde a entrada até o local em que os touros ficam antes de uma Torada. Chega a dar arrepios! São muitos anos de história e a Plaza de Toros é algo muito típico da Espanha. Tivemos a oportunidade de conhecer também um mirante maravilhoso, em que avistávamos uma barragem lindíssima. Conhecemos o pequeno centro da cidade e ainda fizemos um lanchinho por lá. Voltamos a Salamanca e assim que foi possível assistimos ao jogo do Brasil contra a Alemanha. O resultado, todos já sabem. O que não sabem é que ficamos extremamente decepcionados com a humilhante derrota que sofremos. Fomos dormir tristes e pensando na repercussão do resultado no dia seguinte, já que somos os únicos brasileiros desse acampamento...


Alunos e professora diante do mirante da cidade de Toro.

   
   
Entrada da Plaza de Toros e seu interior.
 

          Quarta, 09/07

          Após as aulas e o almoço, servido sempre às 13h45, saímos pelo centro da cidade para fazer compras em Salamanca. Entramos em várias lojas e compramos roupas, sapatos, presentes para familiares e amigos. Voltamos para jantar no colégio e também para a Noite do Terror que os monitores haviam preparado para os alunos. O colégio, por si só, já dá medo, pois sua construção antiga é enorme, tem muitas escadas, muitas janelas e portas por todos os lados. Os monitores se fantasiaram de monstros, as luzes do colégio ficaram o tempo todo apagadas e foi um susto atrás do outro. Até eu entrei na brincadeira e me fantasiei de bruxa! Depois de uma apresentação rápida de todos os envolvidos na brincadeira do terror, os alunos se organizaram em grupos de dez para o passeio noturno no colégio. Havia um trajeto já organizado para guiar os grupos, com locais em que outros monitores se encarregariam de assustar os alunos. O tour pelo colégio compreendia a lavanderia, a sala de música, o banheiro e os corredores. Por onde passávamos, éramos surpreendidos por monitores preparados para nos dar um susto daqueles! A visitação acabou no teatro do colégio com a exibição de um filme de terror (Atividade Paranormal). Todos foram se deitar com um pouco de medo! Foi mais uma noite muito divertida no acampamento.

 

          Quinta, 10/07

          Hoje foi um dia mais tranquilo do que ontem. Após as aulas e o almoço, fomos ao centro comercial El Tormes e passamos a tarde toda lá. Esse centro comercial fica num povoado do lado de Salamanca, e nós fomos até ele a pé. Aliás, todos os caminhos em Salamanca são feitos a pé, pois tudo é perto. Fizemos mais umas comprinhas, tomamos sorvete, entramos em muitas lojas, usamos muito o nosso espanhol e depois voltamos ao colégio. Jantamos e ainda tivemos tempo para mais uma voltinha na Plaza Mayor.


Centro comercial El Tormes.
 

          Sexta, 11/07

          Essa sexta era o último dia de muitos dos integrantes do acampamento, inclusive de monitores. Pela manhã, aulas normais. À tarde, piscina. E depois da piscina, os que voltariam a suas casas arrumaram as malas com a ajuda dos colegas que permaneceriam no acampamento. Durante a arrumação das malas, os alunos também se arrumaram para a festa da noite e todos ficaram muito elegantes! Após o jantar, todos se dirigiram ao teatro, onde foi exibido um vídeo com fotos de todos os alunos do acampamento nas diversas atividades que eles haviam realizado ao longo das duas semanas. Foi um momento de muita emoção! Os alunos fizeram muitas amizades, e estavam tristes por terem que se despedir dos novos amigos. A noite ainda contou com muita música e dança no pátio do colégio até às 23h30, mas foram inevitáveis a tristeza e o choro pela tão linda despedida...

 

          Sábado, 12/07

          Muitos acordaram hoje com os rostos inchados e tristes pelos amigos que estavam partindo nesse dia. Apesar disso, foi um dia proveitoso. Um grupo bem menor de estudantes (nós e alguns outros que não partiriam) foi a Madri e visitou o estádio do time Real Madrid, o Santiago Bernabeu. Foi possível conhecer o estádio na sua totalidade, desde a arquibancada até os vestiários. Vimos e ouvimos muito da história desse time; inclusive, notamos a participação honrosa do Ronaldo no Real Madrid, mais conhecido como fenômeno, grande jogador brasileiro. Tiramos muitas fotos e ainda compramos presentes na loja oficial do estádio. Depois, fomos a um parque de diversões em Madri e foi muita adrenalina nos brinquedos! Estava muito sol e fazia muito calor nesse dia, mas estava tudo muito bom! Foi precisa muita hidratação para suportar o calor! No fim do dia, ainda tivemos energia para assistir o jogo do Brasil contra a Holanda, na disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo. Bem, foi mais uma decepção...

   
À esquerda, João Pedro, Amanda e Marco na sala de imprensa do estádio e,
à direita, uma das atrações do parque de diversões de Madri.

   

Ana Luiza e Eloá nos bancos dos jogadores reservas.
 

          Domingo, 13/07

          Esse domingo foi dia de relaxar. O campus estava mais vazio do que nunca, mas novos estudantes estavam por chegar. Os alunos que permaneceriam no acampamento por mais alguns dias se prepararam para uma apresentação de boas vindas para os novos integrantes. Depois do almoço, saímos para o centro comercial, mas como as lojas estavam fechadas, ficamos na praça de alimentação tomando sorvete e descansando da caminhada de quase meia hora! Voltamos ao colégio e depois fomos à Plaza Mayor, pois tudo sempre acaba em Plaza Mayor, para mais uma voltinha, afinal, era domingo, dia de passear e, depois, descansar. À noite, ocorreu a apresentação no teatro do colégio e nossos alunos me surpreenderam! Eloá e Ana Luiza atuaram como monitoras e o Heitor como o diretor do acampamento! As imitações foram ótimas e todos riram muito! No final, foi feita nova divisão dos alunos em grupos, já que muitos haviam ido embora e outros muitos estavam chegando.

 

          Segunda, 14/07

          Enfim, começa a nossa contagem regressiva: última semana da nossa viagem à Espanha, uma mistura de alegria com tristeza, de saudade com vontade de ficar aqui para sempre... Mas como toda segunda-feira é segunda-feira em qualquer lugar do mundo, os alunos foram às aulas pela manhã. Piscina, à tarde, onde eles jogam cartas, tomam sorvete, tomam sol, tomam coca-cola e dão muitas risadas. Ainda tiveram pique para ir ao shopping mais uma vez, pois queriam visitar melhor algumas lojas, e como ontem elas estavam fechadas... À noite, fomos à Plaza Mayor, jantamos e logo depois fomos dormir!


Pausa nas atividades extraclasse para uma foto:
Moisés, Marco Antônio, Heitor e João Pedro
.
 

          Terça, 15/07

          As atividades vespertinas deste dia incluíram esportes aquáticos, ou melhor, jogos em que usavam água. Foi muito divertido e refrescante brincar com água nesse calor europeu, sem dúvida. Às 18h, alguns foram à Plaza Mayor, já que era tarde livre. Fizeram mais compras, comeram algo semelhante a um churrasco brasileiro, dançaram em um barzinho e depois voltaram ao colégio. Os que não saíram do colégio praticaram esportes, do tipo de uma gincana. No fim das contas, foi mais um dia produtivo em Salamanca.

 

          Quarta, 16/07

          Aulas durante a manhã e, após o almoço, os meninos foram à piscina e as meninas foram ao Corte Inglés, para conhecer e comprar algumas coisinhas. Logo depois que voltamos do centro de compras, como haveria uma festa no colégio de estilos musicais, os grupos foram ensaiar para a apresentação da noite. O grupo em que estavam Ana Luiza, Eloá, Isabela e Heitor ganhou como a melhor performance da noite! Foi muito legal. A noite terminou com músicas como “Adrenalina”, “Bailando” e “Calimeño”, ritmos musicais que não faltaram nesse acampamento!


El Corte Inglés
de Salamanca,
onde tudo estava em promoção, impossível resistir!
 

          Quinta, 17/07

          Nesse dia, tínhamos um aniversariante no grupo, o Heitor. Cantamos cumpleaños feliz no café da manhã, no almoço e no jantar! Todos do acampamento o parabenizaram pelo dia tão importante na vida dele. Após o nosso almoço, fizemos uma excursão a Ciudad Rodrigo, uma pequena cidade a hora e meia de Salamanca. Essa cidade é famosa pelas muralhas medievais e pela catedral, que carrega marcas da Guerra Civil Espanhola. Além disso, era uma cidade localizada em um ponto estratégico entre Portugal e Espanha e que foi palco de muitas batalhas. Fizemos, nessa tarde quente de 35 graus, um passeio pela cidade e paramos na Plaza Mayor de Ciudad Rodrigo para nos refrescar com um delicioso sorvete artesanal. Voltamos a Salamanca para jantar e, após o jantar, o pessoal ainda tinha fôlego para outro sorvete na Plaza Mayor, em comemoração ao aniversário do integrante do nosso grupo. Quantos sorvetes tomamos nessa viagem!

   
À esquerda, foto da catedral de Ciudad Rodrigo e,
à direita, o aniversariante do dia diante de uma bela vista da paisagem dessa cidade.
 

          Sexta, 18/07

          Salamanca amanheceu nublada, parece que adivinhando que era dia de fazermos nossas malas e deixar a cidade que aprendemos a amar nesses últimos dias. Até ontem fazia um sol escaldante! Pela manhã, os alunos tiveram seu último dia de aula no curso de espanhol e no final da aula todos obtiveram seus certificados. Receber os certificados foi um momento muito importante de nossa viagem, já que o principal objetivo dela é proporcionar aos alunos aulas de espanhol com professores nativos e, com os certificados em mãos, sentimos e confirmamos que cumprimos muito bem nosso objetivo. Depois que almoçamos, alguns foram à piscina com os monitores e outros foram comigo à Casa Lis – um museu de Art Déco e Art Nouveau – e às torres medievais da Catedral de Salamanca. Os lugares visitados são simplesmente fantásticos, sem palavras para descrever a sensação que tivemos ao adentrarmos esses lugares. No final do dia, arrumamos nossas malas. Os alunos ainda foram a uma discoteca com o grupo todo onde dançaram e se despediram dos colegas do colégio.


Eloá, Isabela, Marco Antônio e Ana Luíza
recebem certificado do curso ao lado da professora.
 
    

Heitor, Moisés e João Pedro
recebem certificado do curso ao lado da professora
.
 

          Sábado, 19/07

          Deixamos Salamanca às 7h da manhã com destino a Madri. Deixamos colegas tristes, deixamos boas recordações... Mas levamos também muitas coisas boas: nosso aprendizado, nossa experiência, nossas amizades... Enfim, sempre carregamos conosco toda a bagagem que conseguimos carregar e tudo aquilo que conquistamos com nossas atitudes. Nosso destino em Madri: Museu do Prado. Fizemos uma visita cultural a um dos acervos mais importantes e lindos do mundo. Passeamos entre as pinturas de Goya, de Murillo, de Rubens, de Rembrand, de El Grecco. Contemplamos As Meninas de Velásquez e ficamos ainda mais encantados com elas. Foi maravilhoso! Na sequência, fomos ao hotel em que passaríamos a noite, nos instalamos e saímos para uma aventura pela cidade madrilenha. Pegamos um ônibus, depois um metrô e descemos na Gran Via, onde almoçamos e decidimos o roteiro do nosso dia. Fizemos quase o impossível para apenas uma tarde na grande capital espanhola: conhecemos o Parque do Retiro – o estanque, o Palácio de Velásquez, o Palácio de Cristal – o teleférico – e sua vista magnífica de parte importante da cidade – o Templo de Debod, o Palácio Real, a Catedral de Almudena e a Plaza Mayor. Jantamos na Plaza Mayor, conhecemos um mercado bastante popular na cidade, o mercado de San Miguel, e fomos ao hotel para descansar e nos preparar para a volta. Foi um dia cansativo, mas cheio de grandes realizações!

   
O grupo diante do Museu do Prado, à esquerda, e em frente ao Edifício Metrópolis,
à direita, ponto em que se encontram a Gran Vía de Madri e a rua Alcalá.

  
   
À esquerda, entrada do Parque do Retiro.
À direita, Isabela e Eloá pousando para foto diante do lago do Palácio de Cristal.

  
   
À esquerda, alunos nas proximidades do Palácio Real.
À direita, Amanda e Ana Luíza no Templo de Debod.
 

          Domingo, 20/07

          Madrugamos às 4h30 para pegar o transporte que nos levaria do hotel ao aeroporto. Chegamos em Barajas e fizemos o chek-in. Andamos rapidamente pelo Duty Free e já embarcamos. Nosso voo decolou às 9h15 com destino a Guarulhos, em São Paulo. Foi uma longa viagem. Assim que chegamos em São Paulo, nos despedimos daqueles que ficariam por ali e partimos rumo a São José do Rio Preto, destino que alcançamos às 21h40 horário do Brasil e 2h40 horário da Espanha. Resumindo, estávamos muito cansados, mas felizes com a jornada cumprida.

 
 
Depoimentos dos alunos
 

          Entre as mais lindas paisagens, as mais emocionantes viagens, as produtivas aulas, as eternas risadas, as marcantes amizades e a diversão duradoura, nós pudemos ver o mundo de outro jeito.
          Nós aprendemos de forma profunda e crescemos como ser humano e isso é o valor de uma viagem. Conhecer os hábitos de outros povos e respeitar a nacionalidade de outros alunos enriqueceu-nos e nos fez compreender a realidade do nosso país.
          Entendemos que, independente das culturas, línguas e diferenças, a amizade é um presente.

Ana Luisa Sgarbi
Eloá Pinho Maia
Isabela Gianini

 

          A viagem à Espanha, oferecida pelo Colégio, deixou-me mais do que satisfeito e foi mais do que eu esperava.
          Conhecer pessoas do mundo todo, ter contato com novas experiências, conviver com jovens falando diversas línguas deixam uma enorme vontade de voltar.
          A única insatisfação é que não sei se verei novamente os amigos que fiz por lá, valorizei muito a oportunidade que meus pais proporcionaram-me e todos que me apoiaram. 

Marco Antônio Borges S. Gonzalez