Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

Canguru de Matemática

 

maio-agosto/2014

A cada ano, na terceira quinta-feira do mês de março, um gigantesco número de estudantes (neste ano, mais de seis milhões) em todo o mundo faz parte de um importante evento internacional de Matemática, uma competição chamada Canguru de Matemática.

O Canguru de Matemática é uma competição diferente, é mais uma espécie de jogo. Estudantes dos 7 aos 18 anos podem participar do evento, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha relativamente fáceis em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). O concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.

Embora, infelizmente, o pensamento comum seja de que a Matemática é difícil, muito abstrata e fora do alcance da grande maioria das pessoas, o número de participantes do Canguru de Matemática prova que as coisas não têm que ser desta maneira. Com mais de seis milhões de competidores em 2013 e com uma proporção considerável da população estudantil resolvendo os problemas (por exemplo, na Eslovênia, mais de três quartos dos estudantes entre 7 e 10 anos), o concurso Canguru ajuda a diminuir o preconceito em relação à Matemática.

Em 2014, aconteceu a sexta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática Canguru sem Fronteiras, no Brasil, com mais de 580 escolas inscritas, totalizando 83.102 alunos participantes do 3º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

O Colégio Agostiniano São José teve 230 participantes. Destes, 7 alunos conquistaram medalha: 2 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze.

Parabéns a todos eles! A matemática é de fato interessante e útil para as nossas vidas!

 

Jesus Maria Martinez Piñeiro

jesus@csj.g12.br 

Diretor Pedagógico

 


Fotos de entrega das medalhas

 

 

Nível PE (3º e 4º EF)
VITOR CHOSSANI PINTO FAVERO Ouro
84.75
ARTHUR COVRE SANTOS Bronze
71,00
VINICIUS SILVA TROMBIM Bronze
68.75
   
Nível E (5º e 6º EF)
GUILHERME FRANÇA STELMANN Ouro
100.75
JOÃO PEDRO NEVES Prata
94.25
PEDRO MONNERAT BORTOLETTO Bronze
88.75
   
Nível B (7º e 8º EF)
CARLOS EDUARDO CARDIA FERNANDEZ Bronze
82.50