Matemática da Educação Infantil
Infantil 5
outubro/2011
Ligue o som ♫
1- Resolver problemas para aprender Matemática ou aprender Matemática para resolver problemas?
2 - Ler para resolver problemas ou vice e versa.
Mesmo antes de ser leitora, a criança já é capaz de resolver problemas nas aulas, pois a resolução de problemas não se resume apenas em conceitos aritméticos, mas em toda situação enfrentada que comporte uma ideia de novidade, de algo nunca feito, momento em que a criança é convidada a pensar e criar estratégias para resolver.
Confira algumas situações vivenciadas em sala de aula:
Jogo da velha: dos bichos
Infantil 5A
Jogo: batalha
Infantil 5B
Jogo: boliche
Infantil 5C
Observe a tabela do jogo de boliche e responda à questão.
1ª jogada |
2ª jogada |
3ª jogada |
|
|
|
Jogo da velha: tradicional
Infantil 5D
Jogo: trilha
Infantil 5E
Profª. Cristilaine Ap. Cazeloto Sparapani (sparapani@csj.g12.br)
Profª. Luciene Neves da Silva Sanches (lsanches@csj.g12.br)
Profª. Rita de Cássia Spera (rspera@csj.g12.br)
Profª. Marsileny Ferreira de Queiroz Cantoia (mcantoia@csj.g12.br)
Profª. Cecília Carvalho Borges Fabri (cfabri@csj.g12.br)