Brincar

         Por quê? Para quê?

          Talvez a melhor resposta fosse: brincar para estar bem, para estar e ser feliz!
          É fato indiscutível dizer que as crianças brincam porque gostam, porque sentem prazer com as experiências. Ampliaremos um pouco esse olhar óbvio, porém digno da nossa atenção enquanto educadores, expondo de forma parcial alguns aspectos sobre nossa concepção do brincar.
          Não é difícil perceber que as crianças brincam com e por prazer, mas pode ser mais difícil perceber que brincam para escoar sentimentos, controlar impulsos que conduzem à angústia, se estes não forem controlados. Compete a nós, como educadores, não ignorar essa valiosa contribuição que a criança nos traz, por meio da brincadeira, para a integração de sua personalidade.
          Então, podemos apontar as brincadeiras como um elo entre o mundo interior da criança e o mundo exterior, momento em que acontece uma interação e, conseqüentemente, um jeito de existir no mundo.
          A brincadeira está para a criança assim como o trabalho está para o adulto. Ela é importante por resultar em experiências que conduzem a um desenvolvimento, a um amadurecimento, somente assim as crianças ampliam gradualmente seu potencial de dentro para fora e de fora para dentro. Ou seja, é com a interação desses dois universos que a criança aprende a encontrar seu lugar no mundo.
          Na Educação Infantil do Colégio, a brincadeira tem um lugar educativo, está aliada aos processos de ensino e aprendizagem, para que a criança viva inteiramente seu momento presente, desenvolva o que pode desenvolver, aprenda a aprender, porém, sentindo-se feliz!

 
 
   
   

 

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