Proposta Pedagógica da Educação Infantil
A proposta pedagógica da educação infantil está pautada em três aspectos:
1º) descartar todo e qualquer procedimento preparatório.
2º) propor às crianças elementos culturais para a vida em sociedade.
3º) tornar possíveis os progressos pessoais que não seriam alcançados sem a mediação da escola.
Em relação
ao primeiro, em um projeto
escolar amplo, é desejável perceber que habilidades e conhecimentos são
transferidos de uma série para outra, mas, a nosso ver, isso é mais conseqüência
de um trabalho pedagógico consciente, sério e planejado do que causa primeira
das ações docentes. Quando aproximamos os alunos dos conteúdos, temos a intenção
que eles se apropriem dos mesmos e isso só será possível se utilizarem no
seu dia a dia. Sendo assim, a matemática (e os demais conteúdos) faz sentido
para a criança, desde que aprenda os números porque utiliza controle remoto
para TV, faz contagem durante os jogos, precisa comprar algo, etc., e não
só porque vai utilizar essa informação apenas quando estiver na primeira série.
Quanto aos elementos culturais,
é importante que os alunos tenham contato com diferentes elementos, fenômenos
e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões significativas (através
do contato com as explicações científicas) para observá-los e explicá-los
e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los podendo
construir novas formas de pensar sobre os eventos que os cercam.
Os pressupostos acima citados
garantem a eficácia do último aspecto - tornar possíveis os progressos pessoais
que não seriam alçados sem a escola - pois o aluno não se apropriaria desses
conteúdos sem um propósito didático no qual apenas a escola tem por obrigação
oferecer.
Segue abaixo os blocos de
conteúdos que garantem os instrumentos organizacionais para a prática educativa.
Formação pessoal e social: Identidade e Autonomia |
O desenvolvimento da identidade
e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização.
Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças
podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo
para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre
as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de
si próprias.
A capacidade das crianças de terem confiança em si e o fato de sentirem-se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social. A possibilidade de desde muito cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da autoestima, essencial, para que as crianças se sintam confiantes e felizes. |
A importância do brincar |
Brincar é uma das atividades fundamentais
para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança,
desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais
tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela
desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver
algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação,
a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de
socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação
de regras e papéis sociais. A diferenciação de papéis se faz presente
sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças brincam como se fossem
o pai, a mãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis e vilões etc.,
imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas
vivências. Por quê? Para quê? Veja algumas atividades.
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Linguagem oral e escrita |
A aprendizagem da linguagem oral e escrita
é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades
de inserção e de participação nas diversas práticas sociais e supera
a ação impulsiva planejando soluções antes de serem executadas, e
portanto, controlar comportamento.
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Matemática |
As crianças, desde o nascimento, estão imersas
em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante.
As crianças participam de uma série de situações envolvendo números,
relações entre quantidades, noções sobre espaço.
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Natureza e sociedade |
O mundo onde as crianças vivem constitui
em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante
do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas,
pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças
aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às
suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais
singulares, vivenciam experiência e interagem num contexto de conceitos,
valores, idéias, objetos e representações sobre os mais diversos temas
a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos
sobre o mundo que as cerca.
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Artes |
As artes visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, no espaço, na cor, no desenho, na escultura, etc. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia, e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso(pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis.
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Educação Física |
Consideramos que as atividades físicas propriamente
ditas, são pautadas, antes de qualquer atitude, na premissa da heterogeneidade
e da diversidade.
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Música e Inglês |
A Musicalização Infantil beneficia o desenvolvimento de habilidades mentais, socializa, desenvolve a coordenação motora e autoconfiança. Estimula a criatividade e o raciocínio lógico. As aulas de inglês na educação infantil tem como objetivo: " Proporcionar ao aluno uma proximidade com outra língua de forma significativa e prazerosa.
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Informática na Educação |
Para aprender é preciso agir
intelectualmente sobre a informação. |