CONHECENDO A
HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ-RUBINÉIA-SP
Datas: 01/04/05 e 05/04/05 – 6as séries
Áreas envolvidas: Ciências, Educação Artística e
Geografia.
Introdução
- Todos sabemos que durante a nossa vida, a água está
sempre presente como um recurso natural, fundamental para a sobrevivência
do planeta. A escassez da água é preocupante em todo o mundo. O objetivo
principal desse projeto pedagógico é estimular a reflexão, o despertar de
atitudes que favoreçam a preservação do meio ambiente.
Objetivos Básicos
- Proporcionar ao público-alvo (alunos da 6ª
série) a visualização da diferença entre a paisagem natural e a paisagem
geográfica (meio-ambiente modificado);
- Vivenciar a água como via de transporte (hidrovia),
lazer, fonte de vida (alimentação-pesca);
- Ressaltar a grande importância da preservação e não
poluição dos recursos hídricos da região;
- Proporcionar momentos ricos em socialização ao
grupo participante;
- Relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula
com a experiência no campo.
Objetivos Específicos
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
- Vivenciar e interpretar os diversos locais que
serão visitados (ponte rodoferroviária, rios, embarcação, fronteiras de
estados, ilha fluvial, etc.) – linguagem fotográfica.
GEOGRAFIA
- Utilizar os diversos conteúdos trabalhados em aula
– linguagem cartográfica;
- Observar a importância da rede hidrográfica desta
região como fonte de integração entre cidade e na região Centro-Sul do
país;
- Identificar as diferentes vias de transporte e as
principais mercadorias transportadas na hidrovia e na rodoferrovia e
comparar a quantidade de mercadoria transportada em cada uma dessas vias
bem como seu custo de transporte;
- Entender a diferença dos fusos-horários entre a
região Sudeste e Centro- Oeste (Rubinéia-SP e
Aparecida do Taboado-MS).
CIÊNCIAS
- Observar as diferentes formas de vida existentes
nos ecossistemas fluviais;
- Analisar as interações entre os seres vivos do
ecossistema existente na hidrovia;
- Compreender o impacto humano sobre o ecossistema e
analisar o custo-benefício da utilização de um rio como via de transporte
humano em oposição a preservação ambiental;
- Avaliar
o impacto da utilização da hidrovia sobre as populações de seres vivos que
vivem às suas margens.