SUDOKU na sala de aula
O quebra-cabeça mais popular do mundo
março/2008
Em 1979, o arquiteto norte-americano Howard Garns inventou um puzzles que foi publicado em revistas especializadas com o nome de Number Place.
Sem repercussão imediata nos E.U.A, o passatempo foi levado para o Japão e em 1989, um editor de jogos de computador fez sua versão e renomeou o jogo para Sudoku.
Sudoku é uma palavra japonesa que significa "números que devem estar sós" e se tornou o passatempo mais difundido internacionalmente.
O Sudoku é, na verdade, a evolução de vários jogos, mas são os “quadrados mágicos” do matemático suíço Euler (1707-1783) que estão na base do conceito do Sudoku.
O objetivo do jogo é completar todos os quadrados utilizando números de 1 a 9, não podendo haver repetições nas linhas horizontais, verticais, assim como nos quadrados grandes.
Os alunos dos 6º anos jogam também o Sudoku, que apesar de ser bastante simples, é um jogo de lógica e raciocínio.
Na escola, esse jogo ganha mais sentido, pois se ensina estabelecer regras e estratégias para desenvolver o raciocínio lógico e não apenas um jogo de desafios com “chutes” e preenchimentos de espaços. O aluno descobre que sistematizando o jogo, conseguirá atingir mais rápido as possibilidades para desenvolver as soluções intermediarias, culminando com a final.
Jogando na sala de aula
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Profª. Célia Regina Chiacchio
Egea
cegea@csj.g12.br
Profª. Márcia Fernandes Salomão
msalomao@csj.g12.br
Jogando na sala de informática
Profª.
Paula Fernanda Prette Charaf Bdine
pbdine@csj.g12.br
Jogue online SUDOKU