SUDOKU na sala de aula

                            O quebra-cabeça mais popular do mundo
 

março/2008  

Em 1979, o arquiteto norte-americano Howard Garns inventou um puzzles que foi publicado em revistas especializadas com o nome de Number Place.

Sem repercussão imediata nos E.U.A, o passatempo foi levado para o Japão e em 1989, um editor de jogos de computador fez sua versão e renomeou o jogo para Sudoku.

Sudoku é uma palavra japonesa que significa "números que devem estar sós" e se tornou o passatempo mais difundido internacionalmente.

O Sudoku é, na verdade, a evolução de vários jogos, mas são os “quadrados mágicos” do matemático suíço Euler (1707-1783) que estão na base do conceito do Sudoku.

O objetivo do jogo é completar todos os quadrados utilizando números de 1 a 9, não podendo haver repetições nas linhas horizontais, verticais, assim como nos quadrados grandes.

Os alunos dos 6º anos jogam também o Sudoku, que apesar de ser bastante simples, é um jogo de lógica e raciocínio.

Na escola, esse jogo ganha mais sentido, pois se ensina estabelecer regras e estratégias para desenvolver o raciocínio lógico e não apenas um jogo de desafios com “chutes” e preenchimentos de espaços. O aluno descobre que sistematizando o jogo, conseguirá atingir mais rápido as possibilidades para desenvolver as soluções intermediarias, culminando com a final.

Jogando na sala de aula

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

Profª. Célia Regina Chiacchio Egea
cegea@csj.g12.br
Profª. Márcia Fernandes Salomão
msalomao@csj.g12.br

 

 

Jogando na sala de informática

 

Profª. Paula Fernanda Prette Charaf Bdine
pbdine@csj.g12.br

 

Jogue online SUDOKU