Projeto "Adolescência em 3 tempos"
Disciplinas envolvidas
Ø Ensino Religioso (Prof. Wagner),
Ø Ciências (Profª Branca),
Ø Português (Profª Marta e Profª Cláudia),
Ø Informática (Prof. Joel)
Temas
·
Drogas
·
Sexualidade
·
Relacionamento entre gerações
(avós, pais e filhos)
·
Valores: amizade, respeito,
tolerância, diálogo, convivência familiar.
·
Namoro.
Justificativa
Diante de um mundo em transformação e da situação do adolescente neste mundo, é necessário trabalharmos juntos para encontrarmos saídas.
Objetivos Gerais
·
Apresentar alternativas de
conduta, para que o adolescente possa refletir e escolher o melhor caminho.
·
Mostrar e discutir a realidade
do adolescente do 3º Milênio.
·
Apresentar de maneira séria
e madura as conseqüências das drogas e do sexo sem compromisso.
·
Refletir sobre os diferentes
tipos de relacionamentos. (Família, amigos, namoro).
·
Valorizar a pessoa idosa, cultivando
valores como respeito, tolerância, paciência, sabedoria.
·
Refletir sobre a questão da
violência e da paz.
·
Estabelecer um canal de diálogo
entre as gerações.
·
Refletir sobre as divergências
e convergências da adolescência nas diferentes gerações.
Objetivos Específicos
·
Mostrar as conseqüências físicas,
morais e fisiológicas do uso das drogas.
·
Refletir sobre relacionamentos
sexuais precoces, incluindo gravidez indesejada e o aparecimento das DST
(Doenças Sexualmente Transmissíveis).
·
Analisar e refletir sobre o
comportamento do adolescente junto à família, amigos e namorados (as).
·
Comparar as diferentes gerações.
·
Verificar a importância da
vida nas diferentes idades.
Procedimento (estratégias)
1. Os alunos deverão realizar entrevistas com os pais e avós (ou tios idosos), enfocando a adolescência de ambos.
Ø As questões serão elaboradas a partir de sugestões dos próprios.
Datas da entrega:
Atividade: Entrevistar pais e avós (referência de idade: a mesma
idade do aluno entrevistador).
Depois de realizar as entrevistas,
o aluno também responderá as questões.
Obs: As questões foram elaboradas pelos próprios alunos
e deverão ser utilizadas como sugestões. Elas poderão ser retiradas ou acrescentadas
de acordo com o critério de cada entrevistador e ou entrevistados. Utilizar
no mínimo 15 questões. As questões
escolhidas deverão ser as mesmas para todos os entrevistados.
Não esquecer de acrescentar:
F Título do trabalho: “Adolescência em 3 tempos”
F Disciplina e nome do professor.
F Nome, número e série do aluno.
F Colégio São José.
Em todas as entrevistas deverão constar:
F Data da entrevista.
F Nome do entrevistado.
F Idade atual do entrevistado.
Entregar
o trabalho em disquete, CD ou enviar, como anexo, para o e-mail: adolescencia@csj.g12.br
Caso seja enviado por correio eletrônico,
fazer constar na janela “assunto”: série, nome e nº. (Ex: 7ªA, José da Silva,
n. 23).
Acrescentar, se possível, fotos dos
entrevistados (atuais e de quando eram adolescentes) digitais ou digitalizadas.
Questões
1.
Qual a música, estilo musical,
cantor(a), grupo musical que gostava?
2.
Qual a roupa da moda da época?
3.
Quais as gírias?
4.
Qual o hobby?
5.
Qual era o seu esporte preferido?
Quais os ídolos do esporte?
6.
Gostava de ler? Qual tipo de
leitura? Lia histórias em quadrinhos? Quais? Quais os principais personagens?
7.
Gostava de desenhos animados?
Quais?
8.
Qual era o seu programa de
TV preferido? Quais eram os ídolos da TV e do cinema? Qual o filme que
fazia sucesso na época?
9.
Como eram os seus finais de
semana? Como eram as festas? Tinha hora pra voltar? Como eram os lugares
que freqüentavam?
10.
Como eram os seus jogos preferidos?
Quais os principais brinquedos e brincadeiras?
11.
Você se lembra das músicas
ou cantigas de roda da sua infância? Quais?
12.
Como eram as suas amizades?
13.
Como era a política da época?
14.
Como era o namoro? Tinha namorado(a)
na época? Namorava muito? Os pais deixavam?
15.
Como foi o seu primeiro beijo?
16.
Como era a escola? Como os
alunos se comportavam? Como eram as normas disciplinares? Como era a sua
participação na escola?
17.
Como era o seu relacionamento
com os seus pais?
18.
Existiam proibições por parte
dos seus pais na adolescência? Existiam regras de convivência?
19.
A educação sexual era discutida
na escola? E em casa?
20.
A questão das drogas era discutida
na escola? E em casa?
21.
Como era a sua ligação com
Deus na sua adolescência? A religião foi importante para você nesta época?
22.
Participava de algum grupo
de jovens ligado a alguma religião ou instituição?
23.
Quais as lembranças boas e
ruins da adolescência?
24.
Existia violência nas ruas?
25.
O que acha que devemos fazer
para promover a paz?
26.
Que conselhos seus pais lhe
deram na adolescência?
27.
Como era a vida social na sua
adolescência?
28.
Você acrescentaria algo nesta
entrevista?
29.
Acrescente cópia de foto atual
dos entrevistados (De preferência em família)
30.
Acrescente cópias de fotos
dos entrevistados quando eram adolescentes.
31.
Acrescente cópia de uma foto sua (atual).
Conclusão (para o aluno)
Qual a sua conclusão depois de realizar as entrevistas?
2. Durante os três trimestres, nas disciplinas de Ensino Religioso, Ciências, Português serão discutidos os temas propostos, a partir de textos, filmes, livros, jornais e revistas.
3. Português:
Ø Entrevistas
Ø Elaboração de textos a partir das entrevistas
Ø Montagem de teatro a partir das entrevistas
Ø Análise e interpretação de textos a partir de músicas
populares
4. Ensino Religioso:
Ø Propiciar aos alunos reflexões e comparações a partir dos conteúdos das entrevistas.
5. Informática:
Ø Promover uma interação entre os alunos a partir dos conteúdos das entrevistas utilizando um ambiente virtual.
Sugestão de Vídeos para motivar os alunos - Obs: Sessão de cinema no período da tarde ou nas aulas:
·
“O que está acontecendo comigo?”
Paulus
·
“28 dias”, Estúdio:
Columbia Pictures Corporation / Tall Trees, Direção: Betty Thomas, 2000.
·
“Diário de um adolescente”,
Estúdio New Line Cinema / Island Pictures, Direção Scott Kalvert, 1995.
·
“Philadelphia”, Estúdio: TriStar
Pictures / Clinica Estético, Direção: Jonathan Demme, 1993.
·
“Sempre amigos”, Estúdio: Miramax Films / Chaos Productions
/ Scholastic Productions, Direção:
Peter Chelsom
Livros
·
Namoro: Relação de amor e sexo
– Flávio Gikovate
·
Sonho de um perdedor – Flávio
Gikovate (Somente para os professores envolvidos)
·
Estrelas Tortas de Walcyr Carrasco
Músicas
·
Perdendo dentes – Pato Fu
·
Quase sem querer – Legião Urbana
·
Brincar de Viver - Guilherme
Arantes
·
Tocando em frente - Almir Sater
e Ranto Teixeira
·
Oração ao Tempo - Caetano Veloso
·
Paciência - Lenine
·
Travessia, Sentinela, Caçador
de mim, Bola de Gude, Bola de Meia - Milton Nascimento e Fernando Brandt
- Adolescência
·
Desenredo - Boca Livre
·
Epitáfio - Titãs
·
O velho e a flor, O filho que
eu quero ter - Amor entre pai e filho
·
Sugestões apresentadas pelos
alunos.
Textos de Jornais e revistas
·
Revista Superinteressante.
·
Revista Veja.
·
Folha de São Paulo – Caderno
Equilíbrio: “A lealdade é um valor em extinção” de Rosely Sayão, Caderno
Cotidiano: “Papai Sabe-Tudo” de Gilberto Dimenstein.
·
Revista Diálogo nº 28 , Outubro
de 2002 - A educação e o idoso, Editora Paulinas
Áudio Visual
· CD Rom Retrato da Cidadania
Prof. José Wagner Machado – Ensino Religioso
Profª Vera Regina de Oliveira (Branca) – Ciências
Prof. Marta Maria C. Fregnan Faça – Português
Profª Cláudia Fernandes C. Pinheiro – Português
Prof. Joel Vieira – Informática