PROJETO: A DINÂMICA CADEIA ALIMENTAR

SÉRIE: 5ª SÉRIES (ENSINO FUNDAMENTAL II)

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: CIÊNCIAS (Profs. Elisete e Luís Gustavo), MATEMÁTICA (Profs. Celinha e Márcia) e INFORMÁTICA (Prof. Joel).

DATA: Março de 2006.

            As cadeias e teias alimentares são a base das comunidades e foco de estudo das 5ª séries. Este tema é importante pois permite conhecer como se processa o equilíbrio ecológico dentro das comunidades além de ser assunto de amplo interesse dos pré adolescentes.

Simulações de cadeias alimentares são facilmente realizadas e este projeto propõe que os alunos vivenciem cada nível trófico. Associado a esta dinâmica, descrita abaixo, é possível a integração da Ecologia com as Ciências Exatas, em um modelo matemático amplamente conhecido: o da interação entre presa e predador.

 

OBJETIVOS

Pretendemos, com este projeto, possibilitar ao aluno compreender o funcionamento de uma cadeia alimentar a partir da interação entre ele e seus colegas, além da integração entre as áreas de biológicas (ciências) e exatas (matemática e informática).

 

METODOLOGIA E COMENTÁRIOS
           Esta aula será realizada no campão do colégio. A turma será dividida em três grupos: as plantas, as capivaras e as onças. Cada membro do grupo das plantas será impedido de se movimentar, ao passo que os demais grupos poderão se locomover livremente. A exemplo do que ocorre na natureza, capivaras de alimentam de vegetais, onças de capivaras, e todos eles, após sua morte, farão parte do solo, servindo de "alimento" para os produtores. Plantas que são consumidas por capivaras, "tornam-se" capivaras, pois serviram de biomassa para a constituição de novas capivaras, ou como fonte de energia para a reprodução deste animal. Capivaras e onças que não conseguem se alimentar morrem, fazendo parte do solo, e assim constituíram a matéria prima para formação das plantas. Capivaras que são comidas "tornam-se" onças. Desta forma, cada rodada ilustra uma geração destas interações ecológicas. Os dados serão anotados e um gráfico representativo deles será construído, ilustrando, assim, a dinâmica das cadeias alimentares na natureza. Fatores que interferem na cadeia alimentar, tais quais poluição e outras atividades antropomórficas, além inserção de espécies exóticas também podem ser utilizadas para mostrar o impacto que eles podem causar no ambiente. No campão, ainda, serão localizadas algumas cadeias e teias alimentares que possam ser identificadas e ilustradas pelos alunos.

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