SÉRIE: 5ª SÉRIES (ENSINO FUNDAMENTAL II)
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: CIÊNCIAS (Profs. Elisete e Luís Gustavo), MATEMÁTICA (Profs. Celinha e Márcia) e INFORMÁTICA (Prof. Joel).
DATA: Março de 2006.
As cadeias e teias alimentares são a base das comunidades e foco de estudo das 5ª séries. Este tema é importante pois permite conhecer como se processa o equilíbrio ecológico dentro das comunidades além de ser assunto de amplo interesse dos pré adolescentes.
Simulações de cadeias alimentares são facilmente realizadas e este projeto propõe que os alunos vivenciem cada nível trófico. Associado a esta dinâmica, descrita abaixo, é possível a integração da Ecologia com as Ciências Exatas, em um modelo matemático amplamente conhecido: o da interação entre presa e predador.
Pretendemos, com este projeto, possibilitar ao aluno compreender o funcionamento de uma cadeia alimentar a partir da interação entre ele e seus colegas, além da integração entre as áreas de biológicas (ciências) e exatas (matemática e informática).
METODOLOGIA E COMENTÁRIOS
Esta aula será
realizada no campão do colégio. A turma será dividida em três grupos: as
plantas, as capivaras e as onças. Cada membro do grupo das plantas será impedido
de se movimentar, ao passo que os demais grupos poderão se locomover livremente.
A exemplo do que ocorre na natureza, capivaras de alimentam de vegetais, onças
de capivaras, e todos eles, após sua morte, farão parte do solo, servindo de
"alimento" para os produtores. Plantas que são consumidas por capivaras,
"tornam-se" capivaras, pois serviram de biomassa para a constituição de novas
capivaras, ou como fonte de energia para a reprodução deste animal. Capivaras e
onças que não conseguem se alimentar morrem, fazendo parte do solo, e assim
constituíram a matéria prima para formação das plantas. Capivaras que são
comidas "tornam-se" onças. Desta forma, cada rodada ilustra uma geração destas
interações ecológicas. Os dados serão anotados e um gráfico representativo deles
será construído, ilustrando, assim, a dinâmica das cadeias alimentares na
natureza. Fatores que interferem na cadeia alimentar, tais quais poluição e
outras atividades antropomórficas, além inserção de espécies exóticas também
podem ser utilizadas para mostrar o impacto que eles podem causar no ambiente.
No campão, ainda, serão localizadas algumas cadeias e teias alimentares que
possam ser identificadas e ilustradas pelos alunos.
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