PROJETO CHARLES CHAPLIN

 

8as séries A B C

 

Março/2006

 

OBJETIVO - Fazer com que o aluno através da vida e da obra de Charles Chaplin, entenda o mundo pós-revolução industrial e identifique  toda a poesia e crítica ao sistema e sociedade da época.

 

ORGANIZAÇÃO - Em grupos de até 5 pessoas, apresentação da sua biografia e filmografia, para colocar os alunos em contato com sua vida e obra.

 

FASES - Depois desta apresentação, cada grupo escolhe um tema para ser desenvolvido relativo a um interesse específico, como um filme, ou  a música deles, a caracterização do personagem, a mímica, as falas, a poesia, etc.

 

Apresentação dos grupos no dia 23 de março.

Debate final sobre o cineasta dia 27 de março

 

INTERDISCIPLINARIDADE

 

História – Através da análise de seus filmes, destacar as principais conseqüências do processo de industrialização, com suas modificações nas estruturas políticas, sociais e culturais.(urbanização; disputa de mercados ;teorias sociais; modos de produção capitalista e comunista;2ª guerra  Mundial; pós-guerra; bipolarização)

 

Inglês - Trabalhando com possíveis diálogos nos filmes mudos.

 

Geografia - Trabalhando as regiões de desenvolvimento da industrialização.

 

Artes - Trabalhando a análise do filme “O Vagabundo”

 

Educação Física - Operários em movimento!   

                              Ginástica laboral: uma preocupação com a qualidade de vida e produção.

                              L.E.R.- Lesão do esforço repetitivo.

 

Português - O desafio de ser comum.

                    Refletir sobre o tema VALORES: beleza exterior e tantos outros valores socialmente apreciado X  beleza interior e valores interiores , não tão visíveis socialmente, mas de grande importância para a convivência diária;

                    Comparar os heróis do cinema hollywoodiano - associados à idéia de perfeição e de invencibilidade-  ao individuo comum e anônimo- dotado de grande riqueza interior- presente nos seus filmes.

 

 

Procedimentos:

 

Atividades desenvolvidas em História ( Profª Cecéu)

 

A apresentação dos grupos deu-se nos dias 23 e 27 de março no Salão Nobre.

Alguns grupos surpreenderam pela criatividade e empenho, atingindo plenamente o que foi proposto como atividade.

Houve mímica, teatro, show de música de fundo dos filmes, análise de filmes como” Ö Grande Ditador”e Tempos Modernos”.

Em uma 5ª feira, ainda não determinada (música no pátio) aqueles que se dispuseram ,vão vir caracterizados de Carlitos, interagindo com as crianças menores, fazendo imitações, brincadeiras,etc.

Haverá neste momento , músicas típicas de fundo de seus filmes, e grandes sucessos como a trilha de “Luzes da Ribalta”, tocadas no piano pela aluna Jéssica da 8ª série.

Também haverá uma exposição de fotos e cartazes ilustrando a vida e a obra deste grande cineasta, feita pelos alunos das três classes.

Foi muito proveitoso e acima de tudo, prazeroso trabalhar com este ícone do cinema, pois senti que muitos alunos a partir de agora, o verão com olhos de admiração pela importância de suas obras e pela pertinência e audácia de suas críticas.

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)