PROJETO INTERDISCIPLINAR "MARCAS DO TEMPO"

2006

Excursão a Ibirá

Data: 26/05/06 – 5ª série A e 5ª série B

           31/05/06 – 5ª série C e 5ª série D

Disciplinas envolvidas: Ciências, Arte, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Informática e Português.

            O planeta Terra originou-se há quase 5 bilhões de anos e marcas deste momento podem ser encontradas nas rochas, em seus diferentes tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares.

            Estas últimas têm uma importância salutar para o registro de informações paleontológicas e arqueológicas, enquanto as demais são amplamente utilizadas na produção artística humana, seja em sua forma íntegra, seja no seu produto degradado (argila). Alguns exemplos do primeiro caso são os mármores que compõem o Taj Mahal, e os granitos dos aquedutos romanos.

            Por outro lado, as argilas, produto da degradação do mineral feldspato presente em rochas, é utilizada há muito no fabrico de utensílios e modelagem de esculturas. Devido a sua maleabilidade, elas permitem a criação quase ilimitada de imagens, propriedade esta não compartilhada por outros minerais, tais como o mármore e o granito.

            O Projeto “Marcas do Tempo” pretende apropriar-se da riqueza cultural que cercam as produções com argila para, pelo quarto ano consecutivo, ampliar os horizontes culturais dos alunos da 5ª série. Várias atividades serão realizadas ao longo de 2006 e uma delas é esta excursão a Ibirá.

            Ibirá, uma pequena cidade da região noroeste, é conhecida pelas suas fontes terapêuticas e seu artesanato em argila. Este último será o principal enfoque da atividade que pretende levar os alunos a desvendar esta faceta do desenvolvimento cultural humano, tão ligada, no início, a produção utilitária e hoje bastante relacionada à produção  artística. 

            Além disso, temos como objetivos: 

-ampliar diferentes conteúdos trabalhados em sala de aula, pelas disciplinas envolvidas;

-valorizar a produção artística-cultural desenvolvida em nossa região;

-conhecer um torno de modelagem de argila;

-proporcionar atividades de socialização, integração, companheirismo, respeito mútuo e valorização do ambiente;

-desenvolver, nos alunos, criatividade e poder de organização;

-possibilitar um contato diferencial com os profissionais (professores e oleiro) envolvidos na atividade.

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