PROJETO INTERDISCIPLINAR "MARCAS DO TEMPO"
2006
Visita ao Museu de Paleontologia -Monte Alto
Dias: 12 e 13/09/06 – 5ª séries
Monte Alto é uma pequena cidade situada ao norte do Estado de São Paulo, que possui aproximadamente 50.000 habitantes. Sua economia está assentada em algumas indústrias e na agricultura.
Ao lado disso, possui uma riqueza que remonta milhões de anos: os fósseis de dinossauros que habitaram nosso planeta durante quase 200 milhões de anos. A cidade está localizada sobre rochas sedimentares do período Cretáceo ( foi nesse período que ocorreu o desaparecimento dos grandes répteis) e em todos os afloramentos encontrados, existem restos fósseis de animais que viveram há milhões de anos.
Por esse motivo o Museu de Paleontologia desperta grande interesse na comunidade científica, mantendo relacionamento com paleontólogos de diversas regiões do Brasil e do mundo.
O museu conta com o apoio técnico de professores do Departamento de Geologia Sedimentar da UNESP (RIO CLARO); do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Museu Nacional do Rio de Janeiro.
Mara Cristina B.S. Freitas
Coordenadora do E.F.II
MUSEU DE PALEONTOLOGIA DE MONTE ALTO
Professores Envolvidos:
Ciências: Luis Gustavo da C. Galego
Educação Artística: Ana Maria B. Cammarosano
Geografia: Janete Tavares de S. Zanuzzo
História: Gláucia Cristina R. Gomes
OBJETIVOS DE CIÊNCIAS: Identificar o processo de formação geológica de Monte Alto(Cretáceo, o último período geológico que representa o fim da era dos grandes répteis) e entender porque os fósseis em Monte Alto, observando o acervo do Museu que é composto basicamente de ossos de dinossauros saurópodes, moluscos bivalves, tartarugas e crocodilos, todos do período cretáceo, recolhidos nos afloramentos da região e que estão distribuídos em cerca de 85 vitrines. Conta também com fósseis da Chapada do Araripe - Ceará - e de outras localidades do Brasil
OBJETIVOS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Oferecer aos alunos envolvidos a possibilidade de consolidar na prática todo aprendizado adquirido em sala de aula a respeito das Marcas, das Heranças e dos Registros que documentam a vida e que estão expostos no museu, evidenciando os objetos cerâmicos por ser uma expressão tão primitiva e que guardam em suas formas e linhas, rica história de costumes e Arte dos antepassados.
OBJETIVOS DE GEOGRAFIA: Divulgar a ciência da paleontologia e geologia entre os estudantes, incentivando-os à pesquisa, incitando os alunos a preservarem o meio ambiente e propagar o ecoturismo educativo, uma vez que o Museu de Paleontologia de Monte Alto inaugurado em 1992 é considerado uma das maiores atrações turísticas do Estado de São Paulo e um dos museus paleontológicos mais completos.
OBJETIVOS DE HISTÓRIA: Os alunos devem perceber que o estudo da Pré-História e outros períodos da História só foram possíveis graças aos fósseis encontrados por arqueólogos. Durante a visita ao Museu poderá ser ressaltado esse aspecto. Os acervos possuem móveis (que datam do final do século XIX) até utensílios domésticos e pessoais de meados do século XX. Através da observação desse acervo é possível discutir com os alunos o conceito de mudanças culturais e de hábitos, que se desenvolvem com o passar dos anos. As mudanças históricas influenciam desde o comportamento das pessoas até as suas vestes e utensílios pessoais. Todo esse processo de transformação está diretamente ligado aos conteúdos que estão e serão estudados em sala de aula.
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)