8º ano
novembro/2010
Docentes envolvidos: Luís Gustavo Galego (Ciências) lgalego@csj.g12.br
Darcília Aparecida Falco (Educação Física) dfalco@csj.g12.br
Coordenação e Idealização do Projeto: Mara Cristina B. da S. Freitas mfreitas@csj.g12.br
INTRODUÇÃO
A autopercepção corporal consiste em perceber como seu corpo funciona, os limites individuais e estratégias para superar esses limites. Para atingir essa capacidade, é importante que a pessoa conheça bem seus órgãos e sistemas e os impactos que as atividades físicas podem promover em seu corpo. Um bom desenvolvimento da autopercepção poderia possibilitar uma melhoria significativa da saúde individual.
METODOLOGIA
Os alunos foram orientados, em sala de aula, quanto à teoria sobre o funcionamento de órgãos e sistemas, em especial àquela relacionada aos sistemas cardio-vascular, respiratório, nervoso e muscular. Além disso, os alunos aprenderam conceitos elementares para a prática de exercícios como frequência cardíaca (Fc), pressão arterial (PA), temperatura basal, entre outros.
A próxima etapa consistiu em uma visita ao sítio Hipona onde diversas varáveis (temperatura basal, Fc, PA, etc.) foram aferidas antes e depois da prática de exercícios. Em seguida, em grupos com quatro alunos, os adolescentes refletiram sobre os resultados. Ao final da atividade, quando aluno realizou uma auto-avaliação orientada para refletir sobre os conceitos propostos.