Idiossincrasias Docentes
Quantas vezes não nos lembramos de determinado professor pelo temperamento, pelo seu modo de ser, por um modo peculiar que o diferenciava dos demais?
Às vezes nos esquecemos disso ou apenas não gostamos de lembrar porque agora estamos do “lado oposto”, mas também fomos alunos.
Quem nunca contou os “nés”, os “por favor” ou mesmo os “entendeu” de um professor.
Pois é, nossos alunos também vêem cada um de nós por meio de nossas idiossincrasias.
Interessante é que nem sempre nos damos conta de uma ou outra maneira de ser. Essas características próprias de cada um acabam por nos marcar e, é claro, os alunos (assim como nós) são capazes de percebê-las e reproduzi-las.
Nesse caso, o intuito foi o nosso reconhecimento como mestres que são também seres individuais, únicos mesmo. Não queremos com isso dizer que essas são marcas negativas, pelo contrário, a idéia é mostrar como nossos alunos são capazes de ver muito de nós e do mundo; perceber-nos como seres humanos.
Pode ser que alguns descordem do ponto de vista do aluno, mas devemos reconhecer nesses trabalhos imagens que esses adolescentes criaram a nosso respeito.
Bom, espero que gostem da singela homenagem (singela nada, deu foi muito trabalho: para eles, é claro). Espero que se divirtam, mas sem se melindrar. Não nos esqueçamos de que por mais que gostássemos de um professor ele também era alvo de nossas adjetivações!
Caros alunos:
Tenho certeza de que mais alunos poderiam ter participado dessa homenagem. Sei que muitos de vocês são verdadeiros artistas, cada um em sua especialidade: foto, desenho, escrita...
A idéia do que hoje vemos aqui começou em uma conversa na tutoria com o Lucas (2o. B) que me disse gostar muito de desenhar charges. Pedi a ele que me mostrasse algumas. Quando as vi percebi que ele era realmente bom. O próprio Lucas acabou me dizendo que outros alunos, assim como ele, desenhavam muito bem.
Foi assim que acabei conversando com o Gustavo e o Guilherme, ambos na 2ª. série do E.M. Os dois primeiros disseram que desenhavam também, mas tinham um domínio maior para desenhar carros. Surgiu, ainda o David (2a B) com a sua fantástica máquina fotográfica e suas montagens maravilhosas.
Com esse grupo pensamos em como o talento de cada um poderia ser apresentado ao Colégio. Surgiu assim a idéia de uma homenagem diferente aos professores.
Desse modo, os alunos se dedicaram ao trabalho e aqui está o resultado.
Espero que gostem.
Maria Luiza
David, Guilherme, Gustavo e Lucas:
Parabéns, estou, no mínimo, orgulhossíssima, não só pelo talento e responsabilidade em entregar no prazo o que fora combinado, mas, acima de tudo, por poder ter convivido mais assiduamente com pessoas tão capacitadas.
Um grande abraço.
Maria Luiza
Agradecimentos especiais ao Prof. Roberto (Ed. Artística), à sua filha Isadora da 2a. série C do E.M, ao Breno do 3ª série do E.M., à Profª. Cláudia e ao Departamento de Informática, mais precisamente ao Adriano.