Idiossincrasias
Docentes
Quantas
vezes não nos lembramos de determinado professor pelo temperamento,
pelo seu modo de ser, por um modo peculiar que o diferenciava
dos demais?
Às vezes
nos esquecemos disso ou apenas não gostamos de lembrar porque
agora estamos do “lado oposto”, mas também fomos alunos.
Quem
nunca contou os “nés”, os “por favor” ou mesmo os “entendeu” de
um professor.
Pois
é, nossos alunos também vêem cada um de nós por meio de nossas
idiossincrasias.
Interessante
é que nem sempre nos damos conta de uma ou outra maneira de ser.
Essas características próprias de cada um acabam por nos marcar
e, é claro, os alunos (assim como nós) são capazes de percebê-las
e reproduzi-las.
Nesse
caso, o intuito foi o nosso reconhecimento como mestres que são
também seres individuais, únicos mesmo. Não queremos com isso
dizer que essas são marcas negativas, pelo contrário, a idéia
é mostrar como nossos alunos são capazes de ver muito de nós e
do mundo; perceber-nos como seres humanos.
Pode
ser que alguns descordem do ponto de vista do aluno, mas devemos
reconhecer nesses trabalhos imagens que esses adolescentes criaram
a nosso respeito.
Bom,
espero que gostem da singela homenagem (singela nada, deu foi
muito trabalho: para eles, é claro). Espero que se divirtam, mas
sem se melindrar. Não nos esqueçamos de que por mais que gostássemos
de um professor ele também era alvo de nossas adjetivações!
Caros alunos:
Tenho
certeza de que mais alunos poderiam ter participado dessa homenagem.
Sei que muitos de vocês são verdadeiros artistas, cada um em sua
especialidade: foto, desenho, escrita...
A
idéia do que hoje vemos aqui começou em uma conversa na tutoria
com o Lucas (2ª B) que me disse gostar muito de desenhar
charges. Pedi a ele que me mostrasse algumas. Quando as vi percebi
que ele era realmente bom. O próprio Lucas acabou me dizendo que
outros alunos, assim como ele, desenhavam muito bem.
Foi
assim que acabei conversando com o Gustavo e o Guilherme, ambos
na 2ª série do E.M. Os dois primeiros disseram que desenhavam
também, mas tinham um domínio maior para desenhar carros. Surgiu,
ainda o David (2ª B) com a sua fantástica máquina fotográfica
e suas montagens maravilhosas.
Com
esse grupo pensamos em como o talento de cada um poderia ser apresentado
ao Colégio. Surgiu assim a idéia de uma homenagem diferente aos
professores.
Desse
modo, os alunos se dedicaram ao trabalho e aqui está o resultado.
David, Guilherme, Gustavo
e Lucas:
Parabéns,
estou, no mínimo, orgulhossíssima, não só pelo talento
e responsabilidade em entregar no prazo o que fora combinado,
mas, acima de tudo, por poder ter convivido mais assiduamente
com pessoas tão capacitadas.
Um
grande abraço.
Agradecimentos
especiais ao Prof. Roberto (Ed. Artística), à sua filha Isadora
da 2ª série C do E.M, ao Breno do 3ª série do E.M., à Profª.
Cláudia e ao Departamento de Informática, mais precisamente ao
Adriano.
Maria Luiza
