REGULAMENTO

 

CAPÍTULO 1 – DAS FINALIDADES.

Artigo 1º - Incentivar a prática de atividades físicas como elemento fundamental para a qualidade de vida dos alunos.

Artigo 2º - Estimular a integração, a confraternização e a cooperação entre os alunos.

 

CAPÍTULO 2– DA ORGANIZAÇÃO.

Artigo 3º - A organização e realização dos jogos serão de responsabilidade do Coordenador Pedagógico do Ensino Médio e dos professores de Educação Física.

Artigo 4º - O regulamento geral dos jogos interclasses foi elaborado pela Direção Pedagógica, Orientação Educacional e pelos professores de Educação Física.

 

CAPÍTULO 3 – DA PARTICIPAÇÃO.

Artigo 5º - Os jogos interclasses são destinados aos alunos regularmente matriculados no Colégio São José no ano de 2009.

Artigo 6º - As modalidades e as categorias serão definidas pelos professores de Educação Física.

Artigo 7º - As equipes serão organizadas por classes.

 

CAPÍTULO 4 – DAS MODALIDADES E DAS CATEGORIAS.

Artigo 8º - As modalidades e categorias serão as seguintes:

 

Voleibol

 

Futsal

 

Minivoleibol

 

Bola Queimada

 

Basquete 3

 

Futebol Minicampo

 

CAPÍTULO 5 – DO BASQUETE 3.

Artigo 9º - As regras oficiais de basquetebol 3(Três) serão seguidas com as seguintes adaptações:

Artigo 10º - O jogador deverá atuar apenas em uma equipe da sua sala. 

 

CAPÍTULO 6 - DO VOLEIBOL.

Artigo 11º - As regras oficiais de voleibol serão seguidas durante os jogos interclasses.

 

CAPÍTULO 7 – DO FUTSAL.

Artigo 12º - As regras oficiais de futsal serão seguidas com as seguintes adaptações:

Artigo 13º - O desempate, no sistema eliminatório simples, será feito através de cobrança de pênaltis, três para cada time, até acontecer uma vantagem no marcador.

 

CAPÍTULO 8 - DO FUTEBOL MINICAMPO.

Artigo 14º - As regras oficiais de futebol minicampo serão seguidas com as seguintes adaptações:

 

CAPÍTULO 9 - DO MINIVOLEIBOL.

Artigo 15º - 02 sets vencedores de 15 pontos para todas as categorias.

Artigo 16º - Cada classe poderá inscrever duas equipes.

Artigo 17º - O jogador deverá atuar apenas em uma equipe. 

 

CAPÍTULO 10 – DA BOLA QUEIMADA FEMININA.

Artigo 18º - Número de atletas por equipe: Máximo 10 e mínimo 6.

Artigo 19º - Cada equipe poderá iniciar o jogo com, no mínimo 06 atletas; porém, para efeito de número e tempo de jogo, as que faltarem não poderão integrar a equipe como titulares, no jogo em andamento, caso cheguem com atraso. Cabe a cada equipe decidir se joga com o número máximo ou mínimo de atletas.

Artigo 20º - Uma atleta substituta poderá entrar no jogo caso alguém da equipe fique impossibilitada de continuar a partida. Nesse caso, ocupará a mesma situação da jogadora que substituiu, em campo ou “queimada”.

Artigo 21º - A atleta substituta poderá entrar no início dos jogos seguintes de sua equipe, na condição de titular.

Artigo 22º - Início do jogo: sorteio, com escolha de campo ou bola.

Artigo 23º - A atleta será considerada queimada quando a bola tocar alguma parte de seu corpo, cabelo ou objeto em contato com o corpo, e se a atleta, companheira de equipe ou adversária, não dominar a bola segurando-a nas mãos antes que ela toque o solo, objetos da quadra ou pessoas fora de jogo.

Artigo 24º - Uma ou mais atletas poderão ser consideradas queimadas se a bola as atingir em seqüência e tocar o solo, objetos da quadra ou pessoas fora do jogo, antes que alguém a domine.

Artigo 25º - As atletas não poderão sair da quadra para se defender, caso ela saia da quadra para se defender,  será penalizada com uma falta. Após três faltas a atleta é considerada queimada.

Artigo 26º- Se ao jogar a bola para o seu time, a atleta pisar na linha que demarca a quadra a bola passa a ser do guarda-campo do time contrário.

Artigo 27º - Quando a bola sair da quadra, lançada por uma atleta de uma das equipes, a posse de bola será da guarda-campo contrária.

Artigo 28º - O jogo será disputado no sistema de melhor de dois sets vencedores de, no máximo, 10 minutos corridos cada. Caso ocorra o terceiro set a regra será a mesma dos demais sets.

Artigo 29º - Em caso de empate no final de 10 minutos, haverá prorrogação, sem tempo determinado, até que uma atleta de uma das equipes seja “queimada” e, imediatamente encerra-se o jogo.

Artigo 30º - A equipe que tiver uma ou mais de suas atletas impossibilitadas de continuar a partida e não tiver substitutas, não terá direito a “vidas” e as mesmas serão consideradas “queimadas”.

 

CAPÍTULO 11 – DATAS E LOCAIS.

Artigo 31º - Os jogos serão disputados no período de 03 a 14 de Agosto de 2009.

Artigo 32º - Os jogos acontecerão nas dependências esportivas do Colégio São José.

Artigo 33º - Os atletas poderão comparecer nos locais de competição, com a carteira de estudante, uniforme do Colégio ou uniforme  que tenha sido confeccionado “ad hoc” para os jogos interclasses.

Artigo 34º - Haverá tolerância de 15 minutos para a primeira partida da rodada, e as partidas subsequentes acontecerão no horário marcado ou ao término da anterior. 

 

CAPÍTULO 12– DA PREMIAÇÃO

Artigo 35º - Serão premiados o 1º e 2º lugar de cada categoria.

 

CAPÍTULO 13 – DA PONTUAÇÃO

Artigo 36º - A pontuação, por modalidade, será a seguinte:

 

CAPÍTULO 14 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

Artigo 37º - A classe que não comparecer (WO) em uma disputa estará automaticamente eliminada dos jogos.

Artigo 38º - A Comissão Disciplinar, formada pela Direção Pedagógica, Orientação Educacional, e pelos professores de Educação Física, decidirá sobre punições em casos de atitudes agressivas e antidesportivas.

Artigo 39º - As punições disciplinares serão baseadas no regimento escolar do colégio Agostiniano São José e nas normas específicas de competição contidas neste regulamento.

Artigo 40º - O aluno que receber cartão vermelho em uma partida, estará automaticamente suspenso da próxima partida, podendo ainda sofrer punições da comissão disciplinar.

Artigo 41º - Todos os participantes dos jogos serão considerados conhecedores das leis esportivas, das normas de competição e das disposições contidas neste regulamento.

Artigo 42º - O aluno matriculado no Colégio que levar algum convidado para assistir aos jogos no período da noite, deverá providenciar seu convite com antecedência com a professora Silvana, lembrando que o aluno será responsável pelo comportamento do convidado, podendo inclusive sofrer as punições disciplinares  baseadas no regimento escolar do colégio Agostiniano São José e nas normas específicas de competição contidas neste regulamento.

Artigo 43º - Para os jogos do período vespertino, os alunos não poderão trazer convidados.

Artigo 44º - Para os jogos do dia 14 de agosto (minicampo), os alunos poderão trazer convidados.

Artigo 45º - Os recursos serão entregues na coordenação de esportes, até às 12h do dia letivo seguinte ao fato que gerou a reclamação. Documentos e pedidos feitos fora do prazo serão indeferidos automaticamente.

Artigo 46º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela organização geral.

Artigo 47º - As equipes não poderão ter técnicos durante as partidas, e os desentendimentos serão mediados pelo professor responsável pela atividade.

 

Este regulamento foi elaborado pela Direção Pedagógica, Orientação Educacional e pelos professores de Educação Física.

 

S. J. Rio Preto, 22 de junho de 2009