A Orientação Educacional no CASJ
Concepção e finalidade

     Caracteriza-se por um trabalho integrado com visão mais abrangente no sentido de sua dimensão pedagógica em todos os segmentos da escola;
     Possui caráter mediador em parceria com todos os educadores da escola: é coadjuvante da prática docente (se opõe à práxis de que o prof. ensina e o orientador atende);
     Dá ênfase ao enfoque coletivo, ou seja, esse coletivo é composto por pessoas, que devem pensar e agir a partir de questões contextuais, envolvendo tanto contradições e conflitos, como realizações bem sucedidas;
     A OE tem cada vez mais um compromisso com a qualidade da Educação que todos nós almejamos através e pelo PE;
     A OE parte de pressupostos teóricos em uma linha mais pedagógica em que a construção do conhecimento, também é construção de subjetividade tecida em diferentes momentos na escola e por ela.


Orientação educacional no Colégio, para quê?
         Para uma educação de qualidade que entendemos como: uma educação mais humanizadora, mais crítica, mais libertadora e mais participativa.
Quem somos?

         Márcia Elizabete Gomes - Orientadora Educacional - Psicóloga e psicopedagoga.
                                                    Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano
 
         Fabiana Augusta Donati - Orientadora Educacional - Psicóloga.
                                                    Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio

Para quem?
         Para e com o aluno, razão de ser da nossa missão de educar.
         Para e com os docentes, os maiores influentes na aprendizagem do aluno.
         Para e com as famílias que compartilham com a escola da mesma responsabilidade de educar, estabelecendo as melhores condições para favorecer o desenvolvimento integral das crianças e jovens.
         Para e com todos os funcionários da escola que, inseridos no processo educativo de diferentes lugares, educam, ensinam, aprendem, articulam fazeres comprometidos com o Projeto Educativo da escola.
         Para e com os profissionais que trabalham com os alunos fora do ambiente escolar objetivando parcerias para o desenvolvimento integral.
Como?
         Intervindo nos e para os processos de aprendizagem através de um enfoque educativo. Ou seja, embora o departamento conte com a formação especializada de profissionais o objeto são os processos de ensino e aprendizagem implementados e estabelecidos pela escola no Projeto Educativo, para o desenvolvimento de aprendizagens. As crianças e os jovens na escola são alunos. Os profissionais no departamento estão inseridos em equipes de trabalho que se organizam para a realização de diferentes tarefas que abrangem os sistemas que integram a instituição educacional, sua organização e seu funcionamento. Portanto, intervenção, orientação e educação estão indissoluvelmente ligadas. A orientação é extensiva a todos os campos do desenvolvimento do aluno, no pessoal, educacional, profissional, assim como aos contextos educacionais, espaço potencial do desenvolvimento de aprendizagem, cujo maior objetivo é o de melhorar a qualidade da educação.
O Departamento de Orientação Educacional e a Tutoria

         A tutoria no Colégio, é uma atividade inerente à função docente, cuja finalidade é o desenvolvimento integral do aluno. Os alunos são orientados individualmente e ou coletivamente pelo tutor, nas dimensões pessoal, acadêmica e profissional.
         O tutor é um professor indicado pelo Colégio. O professor tutor responsabiliza-se por uma turma para desenvolver o Plano de Ação Tutorial, que consiste num conjunto de atividades convergentes às necessidades de seus alunos tutorandos.
         A Orientação no Colégio, tem como uma de suas funções primordiais, compartilhar com e no trabalho de Ação Tutorial juntamente com os professores. E para a construção deste sentido, o Departamento de Orientação estará colaborando com o tutor:

- na realização de estudos referentes às necessidades dos alunos e dos recursos disponíveis para assessorar os professores em questões teóricas e práticas a fim de possibilitar as intervenções;
- através de conhecimentos e técnicas específicas da psicologia para a compreensão do desenvolvimento do aluno, com a finalidade de construir o sistema de intervenções nas dimensões que se fizerem necessárias, bem como nas entrevistas com as famílias;
- no registro de observações, dos estudos e do planejamento do Plano de Ação Tutorial de cada aluno, dos atendimentos às famílias e dos contatos com profissionais que acompanham o aluno fora do espaço escolar;
- na fundamentação de encaminhamentos de alunos a especialistas quando necessário;
- na busca da própria capacitação profissional para sermos melhores em nossa opção e conseqüentemente no aprimoramento de toda Instituição Educacional que com qualidade, deseja a formação de pessoas mais humanas e competentes para um mundo melhor.
   
Orientação Vocacional - Informação profissional, além do espaço do Colégio
  
O Departamento de Orientação Educacional e a Orientação Vocacional
  
Comunidade educativa compartilhando leituras para a Educação Integral
  
        
Márcia Elizabete Gomes Di Curzio
marcia@csj.g12.br
Orientadora Educacional