ÁREA ADMINISTRATIVA E SALAS DE AULA:
Tradição e contemporaneidade unidas pela Educação
“Os conhecimentos que se reparte são como um andaime que ajuda a construir o edifício do amor e da sabedoria, edifício que há de durar para sempre, inclusive quando os conhecimentos forem esquecidos”.
(Sto. Agostinho, Epist. 55,21,39)
Compondo o corpo inicial do Colégio Agostiniano São José, o prédio principal foi edificado nos últimos anos da década de 1950, e inaugurado em 19 de março de 1961. Ele foi o responsável pela transferência do Colégio de seu prédio original, criado em 28 de agosto de 1947, no distrito de Engenheiro Schmitt, para a área metropolitana do município de São José do Rio Preto.
Atualmente ele abriga a Área Administrativa da escola, 42 salas de aula, além da Capela, Biblioteca, do Salão Nobre, Laboratório de Informática, gabinetes de Tutorias e sala de aula de multimeios.
O Colégio proporciona uma sólida educação em todos os níveis escolares.
São ministrados os cursos de Educação Infantil, a partir de 3 anos de idade; o de Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano; e o de Ensino Médio do 1º ao 3º ano.
Legenda Foto 1: A fachada do prédio principal preserva as linhas retas, características da arquitetura dos anos de 1950-1960.
Legenda Foto 2: Na Capela, alunos participam de vivências com a equipe Pastoral do Colégio.
Legenda Foto 3: Além do acervo impresso, alunos utilizam a internet nos computadores da Biblioteca.
Legenda Foto 4: O isolamento acústico e a climatização garantem um ambiente propício ao aprendizado nas salas de aula.
PRÉDIO 2 – LABORATÓRIOS E AULAS PRÁTICAS
Harmonia nos novos espaços didáticos
“Ainda que a obrigação de ensinar seja conseqüência do amor aos demais, a obrigação de continuar aprendendo, cada dia, é conseqüência do amor à verdade”.
(Sto. Agostinho)
Inaugurado no primeiro semestre de 2011, o prédio 2 foi desenvolvido a partir das diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor do Colégio Agostiniano São José, elaborado em 2003.
Baseado em enquetes realizadas junto aos pais e alunos, ao corpo docente e aos funcionários ligados às áreas administrativa, pedagógica, pastoral e de esportes, assim como aos próprios diretores o Plano foi realizado sob a orientação, à época, do Grupo Novo, do arquiteto José Carlos de Lima Bueno.
As ações então propostas pelo Plano desenvolveram-se ao longo dos anos, e o novo anexo ao prédio principal do Colégio foi uma dessas projeções, detectadas pelo Programa de Necessidades da área Pedagógica.
Assim, no andar térreo, funciona o novo pátio, além de duas salas de aula e um refeitório, para os alunos do Ensino Infantil.
Logo acima, funcionam três novas salas de aula para o Ensino Fundamental, com uma sala de apoio e um salão de artes.
Novas salas de aulas, todas com isolamento acústico e ar condicionado ecologicamente planejado (vide tópico específico neste site), vêm depois, antecedendo três laboratórios: de química, biologia e física.
Legenda Foto 1: Na Educação Infantil, noções de convívio e harmonia durante as aulas.
Legenda Foto 2: Sala de música: todos são instruídos a não desafinar.
Legenda Foto 3: Um protetor de eventuais acidentes químicos garante a higienização emergencial.
Legenda Foto 4: No Laboratório de Química, experiências práticas e teóricas.
Legenda Foto 5: Hora do lanche: cor e alegria no refeitório do Ensino Infantil.
Legenda Foto 6: Panorâmica mostra a fachada do prédio inaugurado em 2011.
PRÉDIO 3 – ARTES E ENSINO
Humanização com arte, crítica, liberdade, participação e ética
“Se encontrardes a verdade, essa verdade não é minha, mas compreendendo-a e amando-a é tua e minha e se alguma falsidade encontrardes, o erro é meu, mas evitando-o fazes que ele não seja nem meu nem teu”.
(Sto. Agostinho, Trindade 3,2)
Para Santo Agostinho a escola deve crescer em humanidade para chegar à maior plenitude possível. Não se trata de elevar-se sobre os demais, senão, de se dispor ao diálogo com a Verdade interior e orientar seu amor para o único Bem ao qual está chamado.
A escola é humanizadora se acompanha a pessoa até sua plena realização, que culmina no encontro com Deus.
Além do aspecto humanizador, as linhas da educação agostiniana preveem e enfatizam os aspectos críticos, participativos, libertadores e de preservação dos valores éticos.
No prédio 3, um espaço singular para o desenvolvimento das atividades artísticas (Laboratório de Artes), além de salas de aula e salas de apoio, fazem compõem a linha agostiniana de educação.
Legenda Foto 1: Concentração e interesse, nas aulas didáticas.
Legenda Foto 2: O valor e reconhecimento da arte como ferramenta para o desenvolvimento crítico e estético.
AR CONDICIONADO ECOLÓGICO
Sistema opera com água e não com gás
“Eis, pois, com que facilidade obtivemos, com a ajuda de Deus, o que podíamos considerar como muito difícil”.
(Sto. Agostinho, O livre arbítrio 16))
O sistema de ar condicionado que opera em todas as salas de aula do Colégio Agostiniano São José foi projetado com tecnologia capaz de substituir o habitual gás, com o qual é produzido o resfriamento na maioria dos aparelhos de ar condicionado, por água. Além de preservar o meio ambiente, eliminando novos gases na camada de ozônio, o sistema propicia um resfriamento limpo, sem qualquer espécie de ressecamento no ar.
Iniciada em 2006, com a construção da plataforma mirante de sustentação do enorme maquinário de resfriamento à água, a adoção de tal sistema efetivou-se em 2007, e levou em conta, fundamentalmente, o bem estar e a saúde dos alunos e usuários.
ESPAÇO LIVRE
Sob árvores e vãos: vivências, teatro, música e artes plásticas
“Se podes ser melhor do que és, é evidente que ainda não és tão bom como deves”.
(Sto. Agostinho, A Verdadeira Rel. 41,78))
Sonha-se com que escola? Orienta-se o conjunto de atividades e vínculos sociais que configuram o tecido da educação em que direção? Que ideais mobilizam a vida dos colégios agostinianos? Que alternativas se proclamam a partir das salas de aula?
As respostas a essas perguntas permitem selecionar uma pedagogia e uma metodologia ante outras, e estruturar todo o processo educativo do Colégio Agostiniano São José. Na pedagogia agostiniana não é possível marcar um método que converta o educador num autômato de mãos atadas.
O dinamismo responsável cria espaços e condições favoráveis à educação agostiniana. No denominado Espaço Livre, sob decanas árvores e vãos livres com palco e cobertura de apoio, os alunos de todos os níveis têm seus momentos de educação, lazer, arte ou vivência comunitária de maneira bucólica e criativa.
Na antiga área do Colégio, onde havia apenas um campo de futebol, foi Inaugurado em 2006 o “Espaço Livre”, composto por palco para teatro e apresentações musicais, mesas de alvenaria para aulas de artes, vestiários e pátio coberto.
Legenda Foto 1: Alunos do Ensino Infantil fazem exercícios orientados na cama elástica.
Legenda Foto 2: Sob as árvores, atividades artísticas são desenvolvidas (Produzir essa foto!)
Legenda Foto 3: Alunos do Ensino Médio participam de bate papo com a Comissão Pastoral.
Legenda Foto 4: O amplo espaço oferece infra-estrutura informal aos alunos
TÚNEL
Uma travessia segura para novos caminhos
“A sabedoria é a medida do homem. Uma medida pela qual o homem se mantém em equilíbrio. Sem tentar o impossível nem contentar-se com o insuficiente”.
(Sto. Agostinho, A vida feliz 4,43,34))
Quase um ano de obra, realizada entre fevereiro de 1989 e março de 1990, garantiu a construção de um túnel peculiar, ligando o pátio do Colégio ao Espaço Livre e ao Campão. Ele possibilita o acesso dos alunos de um espaço a outro sem contado com a rua ou com as áreas externas do Colégio, o que lhes garante uma total segurança. Ao invés de atravessarem a rua por cima, atravessam-na por baixo.
O túnel localiza-se cinco metros abaixo do leito carroçável (onde passam os carros) da Rua da Cultura, tem uma extensão de 19 metros, com dois metros de largura e 2,20 de altura. Além da função precípua da condução de uma ambiente a outro, ele constitui-se em verdadeira diversão das crianças, especialmente das menores, que enxergam no ambiente em si um maravilhoso espaço lúdico.
De tempos em tempos todos os desenhos que decoram as paredes do túnel são recompostos, a partir de uma temática previamente escolhida.
Legenda Foto 1: O túnel estampa atualmente em suas paredes a temática das plantas, desenvolvida por alunos do Colégio, sob a orientação dos professores de artes.
PÁTIO INTERNO
O convívio salutar
“''É melhor ter menos necessidades que possuir mais coisas”.
(Sto. Agostinho, Regra 3,18)
O ato de aprender se entende como interação do aluno com seus professores, com a família e os amigos. Isso, porque não se pode separar o cognitivo, do afetivo, das habilidades. Portanto, a convivência e a participação são instrumentos da educação para que o aluno integra o que sente, vê e expressa.
No pátio do Colégio Agostiniano São José a integração é assegurada por saudáveis práticas de convívio e eventuais atividades. É nele também que se encontra a Cantina, onde os alunos têm opções alternativas de alimentos.
Legenda Foto 1: Alunos do Ensino Fundamental jogam xadrez no Pátio, orientados por instrutor.
Legenda Foto 2: Com a perspicácia em alta, alunos do Ensino Médio divertem-se com o fotógrafo.
GINÁSIO DE ESPORTES
Um complexo preparado para grandes vitórias
“Se te agradam os corpos, louva a Deus por ele e dirige o teu amor a quem os criou”.
(Sto. Agostinho, Conf. IV 12,18))
Os amplos espaços esportivos do Colégio Agostiniano São José propiciam a prática constante das atividades voltadas ao esporte, plenas de segurança e de vitórias.
Além das competições internas, em todos os níveis e modalidades, os alunos também participam de torneios e competições externas, exercícios regulares de manutenção da condição física e brincadeiras lúdico-esportivas.
O Ginásio de Esportes Poliesportivo