Educar, para os agostinianos, é desenvolver todas as dimensões do educando, promovendo uma educação integral com plenitude no encontro com Cristo. Para construir esse ideal de educação, temos uma escola humana e humanizadora, crítica, participativa, libertadora e promotora de valores éticos.
Humanizar é um processo de desenvolvimento contínuo em direção a Deus. De todas as dimensões do desenvolvimento integral, é a auto-transcendência, sinal de espiritualidade, que pertence somente ao homem e que abre dinamicamente as possibilidades pelas quais se torna pessoa. A pessoa é um potencial a ser desenvolvido, jamais como um ser acabado e pronto, o que dá sentido à missão educativa.
Desenvolver o espírito crítico é gerar transformação pessoal que se converte em autocrítica. É um compromisso com uma permanente postura de abertura às alternativas perante a realidade, postura questionadora dos procedimentos de análise da realidade. É enfim, amor pela verdade.
Ao educar para a participação e pela participação, buscamos a vocação do ser humano para ser sujeito e não objeto, possibilitando que seja sujeito de sua própria educação.
A educação deve ser libertadora, porque nascemos com vocação para a liberdade. Nesse sentido, a escola deve estabelecer uma pedagogia da liberdade que, unida ao exercício da autoridade e ao estabelecimento de normas ou indicadores precisos, aponta para uma escola capaz de oferecer uma proposta clara de valores que sirvam de referência para saber e ter condições de escolher.
A função da escola a respeito do mundo dos valores é múltipla. Toda escola é construtora de valores. A nossa proposta é que os alunos se tornem mais humanos, mais livres, mais críticos e participativos. É essa a postura que marca o estilo pedagógico do Colégio Agostiniano São José.