Um contexto significativo para aprendizagem de conceitos matemáticos.
Infantil 4 e 5
novembro/2009
Em matemática, utilizar as brincadeiras infantis como um tipo de atividade frequente significa abrir um canal para explorar ideias referentes a números, de modo bastante diferente do convencional.
Enquanto brinca, a criança é incentivada a realizar contagens, comparação de quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar a aprendizagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético.
Por outro lado, brincar é uma oportunidade para perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura e fazer estimativas, envolvendo todas essas grandezas.
Smole, Kátia Stocco.
A
MARCHA DO JORNAL
NESSA BRINCADEIRA, OS ALUNOS DO I4A E I5A FORAM DESAFIADOS A BUSCAREM A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA QUE ENVOLVE NOÇÃO DE ESPAÇO E CORPO: ATRAVESSAREM UM PERCURSO, UTILIZANDO FOLHAS E JORNAL.
APÓS O COMBINADO DAS REGRAS, OS ALUNOS FORAM ORGANIZADOS EM DOIS GRUPOS, PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA. AO FINAL DO TRAJETO, PERCEBERAM QUE MAIS IMPORTANTE DO QUE A RAPIDEZ FOI A ORGANIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS PARA CHEGAREM AO FINAL DO PERCURSO.
(Use os botões
e
para
escolher as miniaturas e clique na imagem
para ampliá-la)
EQUILIBRANDO
ANTES DE PROPOR A BRINCADEIRA, FORAM FEITAS A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DOS SINAIS QUE INDICAM QUAL PARTE DO CORPO DEVERÁ SER EQUILIBRADA.
ESSA ATIVIDADE POSSIBILITA AOS ALUNOS PENSAREM E RESOLVEREM PROBLEMAS DE EQUILÍBRIO, AMPLIANDO A CONSCIÊNCIA DE SUA LATERALIDADE E PARTES DO SEU CORPO.
(Use os botões
e
para
escolher as miniaturas e clique na imagem
para ampliá-la)
FORMANDO FIGURAS COM ELÁSTICO
DESAFIO: REPRESENTAREM FORMAS GEOMÉTRICAS, COM O USO DO ELÁSTICO.
(Use os botões
e
para
escolher as miniaturas e clique na imagem
para ampliá-la)
CAÇADORES
DE TARTARUGA
BRINCADEIRAS DE PERSEGUIÇÃO: DO PONTO DE VISTA DA MATEMÁTICA, ESSA BRINCADEIRA POSSIBILITA RELAÇÕES TEMPORAIS, ESPACIAIS, NUMÉRICAS, NOÇÕES DE MEDIDAS E GEOMETRIA.
(Use os botões
e
para
escolher as miniaturas e clique na imagem
para ampliá-la)
BRINCADEIRAS DE RODA
AS BRINCADEIRAS DE RODA NA MATEMÁTICA ESTÃO RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO, POR INTERMÉDIO DA SINCRONIA ENTRE MOVIMENTO E MÚSICA, ESPAÇO E NÚMERO.
(Use os botões
e
para
escolher as miniaturas e clique na imagem
para ampliá-la)
Profª. Cristilaine Ap. Cazeloto Sparapani
Profª. Samara Luisa Marchini
smarchini@csj.g12.br