Infantil 3
junho/2010
Será que no
futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?*
Desde a infância, podemos incentivar os alunos a refletirem...
Somos os
herdeiros do futuro
E para esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Partindo dos cuidados com seu corpo e com os objetos pessoais, os alunos terão cada vez mais consciência do mundo que os cerca e da responsabilidade que eles têm no meio em que vivem.
Será que os
arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?
Valorizando a iniciativa diante de determinadas situações do cotidiano como a participação na hora da roda, a opinião diante de uma leitura, oportunizaremos a verbalização do pensamento e a reflexão diante das tarefas diárias como: O que fazer e do que preciso para ir ao parque? Calçar ou tirar os sapatos? E na hora do lanche?
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Refletir sempre! Logicamente, dúvidas aparecerão, porém, cuidados com a agenda escolar, o respeito aos colegas na hora da brincadeira e saber mostrar o seu gosto são situações nas quais o aluno tem oportunidade de pensar sobre suas atitudes e, num jeito bom, poder responder:
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
De a gente ser feliz?
* Herdeiros do futuro: composição de Toquinho e Elifas Andreatto.
Em fotos, confiram a FELICIDADE da AUTONOMIA sendo conquistada...
Profª.
Cecília Carvalho Borges Fabri
cfabri@csj.g12.br
Profª. Maria Angélica Fialho de Oliveira Ceraldi
maoliveira@csj.g12.br