Infantil 4
maio/2010
“Se eu gosto de
poesia?
Gosto de gente,
bichos,
plantas,
lugares,
CHOCOLATE,
vinho,
papos amenos,
amizade,
amor.
Acho que a poesia
está contida nisso tudo."
Carlos Drummond de Andrade
Ao observar a confecção de ovos de chocolate, o infantil 4 percebeu, mediante a alteração da temperatura, a transformação do alimento CHOCOLATE.
Com a alteração da temperatura, as partículas de uma substância se agitam e se afastam mais, apresentando o estado líquido, como o CHOCOLATE (líquido) que aparece na canção de TIM Maia.
CHOCOLATE, CHOCOLATE, CHOCOLATE
Eu só quero CHOCOLATE... Só quero CHOCOLATE
Não adianta vir com guaraná pra mim
É CHOCOLATE que eu quero beber
Não quero chá, não quero café
Não quero coca-cola, me liguei no CHOCOLATE...
TIM Maia
Esse estado líquido foi percebido pelas crianças, quando o chocolate em barra foi colocado no micro-ondas e derreteu.
No entanto, quando o chocolate que estava no estado líquido foi esfriado na geladeira e a temperatura diminuiu, as crianças observaram que as partículas ficaram mais lentas e próximas, endurecendo o chocolate (estado sólido), como o CHOCOLATE apresentado no poema de Fernando Pessoa:
Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes...
Fernando Pessoa
Com vocês, a poesia do CHOCOLATE, em fotos:
Profª. Fernanda Alves
de Oliveira
foliveira@csj.g12.br
Profª. Fernanda Cristina
Morais
fmorais@csj.g12.br
Profª. Lucilene Cristine
Badan de Pieri
lpieri@csj.g12.br
Profª. Rita de Cássia
Spera
rspera@csj.g12.br
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar
do navegador para retornar)