O cubo mágico é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces com 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.
É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações.
O primeiro protótipo do cubo foi fabricado em 1974 quando Ernő Rubik era professor do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes de Budapeste, Hungria.
Quando Rubik criou este quebra-cabeça, a sua intenção era criar uma peça que fosse perfeita, no que se refere à geometria, para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura.
A primeira peça que realizou foi em madeira e pintou os seus seis lados com seis cores distintas, para que, quando alguém girasse as faces do cubo, tivesse uma melhor visualização dos movimentos realizados. A ideia se propagou pelo mundo e desde então são realizados os famosos campeonatos
No Brasil, diversas competições desse tipo são realizadas durante o ano. As habilidades físicas, nesse tipo de disputa, não têm o menor valor. O importante é pensar, dominar as técnicas e ser ágil.
Por isso, existem competidores de todas as idades. E, por se tratar de uma atividade essencialmente de raciocínio, estudantes em busca de rapidez e agilidade nos estudos estão começando a descobrir esse, digamos, esporte.
Os alunos do Colégio São José, de diversas faixas etárias, incentivados pelos professores de Matemática, participaram da 3ª edição do campeonato, realizado no dia 11 de novembro de 2016.
Participantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio com o mesmo entusiasmo e determinação, em duas categorias: 3x3x3 e 2x2x2, conseguiram mais uma vez fazer dessa atividade um momento de encontro dos aficionados e familiares.
Cada participante teve direito a 4 tentativas. Para calcular o tempo final de cada um foi excluído o menor e o maior tempo, e calculando a média dos tempos intermediários.
Segue os três medalhistas de cada categoria:
3x3x3
1º lugar: Rafael Tommasello Ramos
2º lugar: Eduardo Doho Laureano
3º lugar: Miguel Tomazella Raymundo
.
2x2x2
1º lugar: Rafael Tommasello Ramos
2º lugar: Miguel Tomazella Raymundo
3º lugar: Lorenzo Buzzini Castronuovo
.
Gentilmente, o participante Rafael Tommasello Ramos, que ficou em primeiro lugar nas duas categorias, cedeu seu prêmio na categoria 3x3x3 ao segundo lugar.
Profa. Marcela Arantes Magri
mmagri@csj.g12.br
Profa. Regiane F Sant’Ana
rsantana@csj.g12.br
Profa. Aline de Freitas Vieira
avieira@csj.g12.br
Parabéns Rafael!!!!! TRICAMPEÃO no CSJ!!!!