O ensino médio é orientado pelos seguintes princípios específicos:
I – formação integral do estudante, expressa por valores, aspectos físicos,cognitivos e socioemocionais;
II – projeto de vida como estratégia de reflexão sobre trajetória escolar na construção das dimensões pessoal, cidadã e profissional do estudante;
III – pesquisa como prática pedagógica para inovação, criação e construção de novos conhecimentos;
IV – respeito aos direitos humanos como direito universal;
V – compreensão da diversidade e realidade dos sujeitos, das formas de produção e de trabalho e das culturas;
VI – sustentabilidade ambiental;
VII – diversificação da oferta de forma a possibilitar múltiplas trajetórias por parte dos estudantes e a articulação dos saberes com o contexto histórico,econômico, social, científico, ambiental, cultural local e do mundo do trabalho;
VIII – indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos protagonistas do processo educativo;
IX – indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem.
O currículo do Ensino Médio é composto por Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IT). A formação geral básica terá carga horária total mínima de 1800 horas de um total de no mínimo 3000 horas, podendo ser contemplada em todos ou em parte dos anos do curso do ensino médio, com exceção dos estudos de língua portuguesa e da matemática que estão incluídos em todos os anos do ensino médio.
A formação geral básica integra e expressa as competências e habilidades nas seguintes Áreas do Conhecimento:
I – Linguagens e suas tecnologias;
II – Matemática e suas tecnologias;
III – Ciências da natureza e suas tecnologias;
IV – Ciências humanas e sociais aplicadas.
Os itinerários formativos correspondem a arranjos curriculares ofertados aos alunos segundo as mesmas áreas de conhecimento, para que possam aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos.
Esses itinerários são organizados segundo os interesses dos alunos e a relevância para o contexto local.
Devem garantir a apropriação de procedimentos cognitivos e uso de metodologias que favoreçam o protagonismo juvenil, e organizar-se em torno de um ou mais dos seguintes eixos estruturantes:
I – investigação científica: aprofundamento de conceitos fundantes das ciências para a proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade;
II – processos criativos: uso e o aprofundamento do conhecimento científico na construção e criação de experimentos, modelos, protótipos para a criação de processos ou produtos que atendam a demandas pela resolução de problemas identificados na sociedade;
III – mediação e intervenção sociocultural: mobilização de conhecimentos de uma ou mais áreas para mediar conflitos, promover entendimento e implementar soluções para questões e problemas identificados na comunidade;
IV – empreendedorismo: formação de organizações com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos ou prestação de serviços inovadores com o uso das tecnologias.
NOVO ENSINO MÉDIO: implantado em 2022 a partir do 1º ano visando a flexibilização curricular e enfatizando o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento da moralidade. A Formação Geral Básica é distribuída pelos 3 anos de ensino, junto com 2 Itinerários Integrados chamados “Natureza e Saúde” e “Sociedade e Comunicação”. Os alunos escolhem o itinerário que vão cursar. Esses itinerários estão compostos de disciplinas de aprofundamento da área de conhecimento e de disciplinas eletivas, de matrícula semestral, com um caráter eminentemente prático que vai ao encontro dos interesses dos alunos.
O aluno poderá mudar sua escolha de Itinerário Formativo ao término do 1ª ano e antes de iniciar o 2ª ano do Ensino Médio, mediante manifestação formal protocolada na secretaria do colégio até 30 dias do término do ano letivo.