Kahoot! é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos e usada como tecnologia educacional. Durante as aulas de Informática, os alunos do 5o ano, aprenderam a elaborar jogos aliando as ferramentas dessa plataforma aos conceitos abordados nas diferentes disciplinas em sala de aula. Depois, puderam interagir com os colegas utilizando os jogos criados pelos grupos.
Essa atividade é importante porque disponibiliza ferramentas para a aprendizagem e integra recursos tecnológicos, aprendizado adquirido nas diferentes disciplinas escolares, além de fortalecer competências socioemocionais.
Profa. Paula Fernanda Prette Charaf Bdine
pbddine@csj.g12.br
Relatos de alunos sobre processo autoral fazendo uso da plataforma kahoot!
5os anos 2019
“O Kahoot! Foi uma experiência nova, que eu pude aprender de um jeito diferente, um jeito bom, divertido, que não é cansativo. Eu nunca tinha ouvido falar no Kahoot!, minha primeira vez jogando-o foi no colégio, e desde então, fico muito animado para jogar o Kahoot! quando é possível. Quando joguei o Kahoot! com meus amigos e familiares, tive críticas e acertos, mas tudo foi para sempre aproveitar o meu estudo melhor. O Kahoot! me ajudou a estudar de uma maneira que os próprios professores elaboraram e assim podendo aproveitar ao máximo meus estudos. Obrigado!! ” (Arthur Gazeloto Zanin)
“O jogo kahoot! serve para criar jogos sobre algo, como: história, português, matemática, geografia, etc… Devemos usá-lo, pois conseguimos aprender com os amigos. Para construí-lo precisamos de inteligência, para fazer e resolver as questões. Algumas coisas ruins sobre ele são: para jogar todos os seus amigos devem ter computador ou celular, wifi, senão não conseguem jogar.” (Bárbara Fioramonti)
“O que me complementou no jogo kahoot! Foi que podemos, além de aprender, ter a oportunidade de jogar em grupo e compartilhar com todos os outros jogadores.” (Helena Gomes Cruciol)
“Oi, professora, tudo bem? Achei muito legal a aula, pois foi legal apresentar o meu kahoot! para a turma. A experiência foi muito interessante, com os comentários da turma vou melhorar minhas questões. Beijos!” (Julia Yacubian Dreger)
“….realmente achei muito legal o Kahoot! Pois eu consegui estudar e acrescentar algo sobre o meu estudo. Eu mostrei para a minha mãe, o Kahoot!, e ela adorou, se eu não tivesse usado o Kahoot! como meio de estudo para a prova de história, eu não teria tirado uma nota tão boa. Apesar de não ser um 10,00 foi um 9,7 que é uma nota muito boa e me deixou contente, simplesmente eu adorei utilizar o Kahoot! e sempre que eu precisar de algum estudo a mais, ou algum trabalho escolar, eu poderei usar a plataforma Kahoot!” (Isabelle Crovador Cavalari)
“….gostei muito da plataforma kahoot! E com certeza farei outros jogos.” (Marina Marcela Martins Omos)
“Olá boa tarde! Eu aprendi muita coisa fazendo o Kahoot!, aprendi a fazer perguntas, pegar as imagens do Google e inseri-las no meu trabalho, também mudar as formas das letras como em negrito ou também deixá-las um pouco de lado (itálico). Obrigado por me ensinar várias coisas do Kahoot!!! (Augusto Correia Arroyo Cordova)
“A primeira vez que joguei kahoot! foi no CNA. Aqui no Colégio São José, nas aulas de informática, usei o kahoot! não como jogador, mas aprendi a criar um jogo no Kahoot! e pude aprender de um outro jeito, um jeito bom e divertido, formulando as questões com as respostas, muito obrigado!!! (Diego Cavalcante Junqueira Franco)
“…adorei a plataforma kahoot!, com um modo divertido que ajuda muito a aprender melhor. Entendi como funciona, mas pelo fato de ser em Inglês, me confundo um pouco, do mesmo jeito é incrível.” (Maria Luiza Pinas)
“Achei o jogo kahoot! muito legal, pois posso criar perguntas e também responder a elas, é isso que faz ser legal o jogo.” (Gabriela Venture Garcia Grilli)
“…ao jogar o kahoot! feito pelo meu colega, achei muito interessante, pois foi uma experiência nova. Achei muito legal e interessante a experiência.” (Letícia Fernandes Lisboa)
Agradeço a todos vocês pela responsabilidade, entusiasmo e muita energia, nos momentos para a elaboração das questões e no momento compartilhando o conhecimento.
Professora Paula