Ziraldo, uma vez, disse que “toda informação importante está escrita”.
Para formar um leitor proficiente, que dê conta de tanta informação escrita, a aprendizagem da leitura precisa se dar sob variados aspectos, pois socialmente lê-se com diferentes propósitos.
Para desenvolver a leitura do texto literário, os professores do quarto ano planejam e colocam em prática várias ações, que ocorrem durante o ano todo: fazem indicações literárias, incentivando a leitura dos livros da biblioteca do Colégio; ouvem os comentários dos alunos; propõem a Ficha de Leitura, para que anotem dados técnicos das obras, além de registrarem a apreciação que fizeram do livro; propõem a leitura dos livros paradidáticos em casa, na sala de aula e em outros espaços da escola; leem para os alunos; compartilham com eles impressões sobre o que estão lendo no momento.
Além dessas ações, nesse ano, os professores indicaram a compra de dois títulos diferentes de livros paradidáticos, no segundo trimestre: três turmas compraram um título e três, o outro. Após a leitura, foi proposta uma roda de leitores, em que os alunos deveriam instigar a curiosidade dos colegas da outra turma para que ficassem desejosos e trocassem os livros, por empréstimo, lendo assim, um paradidático a mais. A experiência foi exitosa: “viajaram” com Lelércules pela mitologia grega e espantaram-se com o tamanho do nome de D. Pedro I.
Os alunos ainda dispõem de uma biblioteca de sala, para a leitura entre uma atividade e outra.
Apreciem o registro fotográfico a seguir, ele “congelou” momentos do mágico encontro entre livro e leitor.
Equipe Pedagógica de Língua Portuguesa do 4º ano do Ensino Fundamental
.
[clique nas imagens para visualizar os álbuns]