“A literatura transforma o mundo e a vida em linguagem e texto atravessando os discursos que organizam a sociedade. No texto literário encontramos um espaço privilegiado de construção do que somos e da comunidade a que pertencemos. A literatura permite que se viva o outro na linguagem, que se incorpore a experiência do outro pela palavra, sem deixar de ser nós mesmos.” Rildo Cosson
Será que bruxas existem mesmo? Se existem, como reconhecê-las? Se encontrar alguma, como se defender dela?
É em busca das respostas para essas perguntas que o menino, personagem de “As bruxas”, de Roald Dahl, está ocupado e os alunos dos 4º anos do período da tarde estão com ele nessa aventura instigante e arrepiante. É através da leitura da professora que essa aventura acontece.
Além da emoção sentida ao se imaginar no lugar do menino, há ainda outra, a da espera, para saber se será o/a sorteado/a do dia, aquele/a que levará para casa um exemplar e ficará sabendo antes o que a professora vai ler. Então, na hora da leitura, olhares cúmplices são trocados com ela ou com colegas que já tiveram esse privilégio. Há até torcida para ser o/a sortudo/a da sexta-feira e assim poder ler um pouco mais.
Roald Dahl escreveu histórias famosas como “A fantástica fábrica de chocolate” e “Matilda”, que muitas crianças conhecem através dos filmes, e outras disponíveis na biblioteca da escola.
A opinião de alguns alunos, abaixo, ilustra o resultado que esse trabalho, que tem como objetivo principal encantar os/as alunos/as com a literatura, vem apresentando.
Profa. Maria Regina Gimenez de Fávari
mfavari@csj.g12.br