Excursão Cultural Ambiental – 6º Ano 2017
23 e 24 de setembro
Inaugurado no dia 13 novembro de 2003, na cidade de Pirapozinho, o Terra Parque Eco Resort contempla esportes, lazer, gastronomia, conforto e propostas pedagógicas indicadas para alunos do Ensino Fundamental em meio à natureza.
O Complexo Aquático conta com oito piscinas e quatro toboáguas, além do espaço coberto com piscina aquecida e sauna, que proporciona lazer até mesmo no inverno.
Preocupado com as questões ambientais, o resort adotou o sistema de aquecimento de água movido à Biomassa para as piscinas e os apartamentos. Também implantou uma marcenaria e serralheria, que constrói portas, batentes, janelas e móveis com a utilização de madeira proveniente de demolições de casas na região.
O espaço de controle SGS (Sistema de Gestão de Segurança) já conta com mais de dez opções de atividades.
As atividades recreativas são conduzidas por monitores especializados em recreação e lazer, para cada faixa etária.
.
PROJETO PEDAGÓGICO
O Projeto Terra Pedagógico tem parceria com alunos e professores da Empresa Geo Ambiental Jr., da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp de Presidente Prudente e é voltado aos alunos do ensino fundamental.
O projeto reúne atividades de esporte e aventura na natureza e de incentivo à preservação ambiental por meio de práticas sustentáveis adotadas pelo resort.
FÓSSEIS
Uma verdadeira viagem no tempo, estimulando a imaginação com contação de histórias ilustrando a evolução dos animais, mostrando os fósseis que fazem parte do acervo do Terra Parque.
Também há uma escavação para encontrar fósseis (réplicas), com informações científicas e simulação de um sítio paleontológico.
PROJETO SOS MATA ATLÂNTICA
Por meio do projeto SOS Mata Atlântica, mostra-se a importância do cuidado com a Terra através do plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento do resort.
REUTILIZAÇÃO DE MADEIRA
Apresentação passo a passo de como o Terra Parque faz uso do reaproveitamento de madeiras provenientes da demolição de casas, desde a chegada da matéria prima até a finalização dos móveis e artigos para a construção civil.
BIOMASSAS
Explicações sobre o processo para geração de uma fonte de energia sustentável, como a biomassa, em que toda matéria derivada de vegetal é transformada em combustível, que aquece toda a água dos apartamentos, cozinha e complexo aquático do resort.
ECO TRILHA
Passeio ecológico por um resquício de uma área de preservação ambiental dentro do resort, onde os alunos conhecerão e identificarão parte da flora e fauna da Mata Atlântica.
ARBORISMO INFANTIL
Essa atividade é a locomoção por obstáculos em altura instalados em árvores ou em outras estruturas. Tudo com muita segurança. O arborismo para as crianças possui 5 pontes de 1,5 metro de altura e termina com a tirolesa de 50 metros de extensão.
OFICINA
Mini Cheff: Receitas simples, focando a importância das medidas dos ingredientes para um bom resultado final – Degustação.
.
OBJETIVOS
A interação entre os homens e o ambiente mudou drasticamente com a urbanização e a evolução da civilização humana. A natureza começou a ocupar uma posição de subserviência em relação à humanidade.
Hoje nos deparamos com situações climáticas e catástrofes ambientais não controladas pelo homem, apesar de toda tecnologia e avanços científicos. A natureza envia sua mensagem de socorro e o homem, apesar de ouvi-la, não encontra espaço em sua vida para atendê-la. Os seres humanos não são vítimas nem senhores da natureza, mas deveriam ser guardiões de algo que deve ser cuidado e preservado.
A Educação ambiental ganha espaço nas escolas para valorizar um conhecimento que deveria ser natural e espontâneo. Ela não ultrapassa as disciplinas acadêmicas, mas se completa com elas, pois frente a um problema ambiental qualquer, é provável que precisemos de conhecimento de História, Geografia, Ciências, Matemática etc.
A educação ambiental surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida. As finalidades dessa educação foram determinadas pela UNESCO, logo após a Conferência de Belgrado (1975), e são as seguintes:
“Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais, e para impedir que eles se repitam.”
Com o objetivo de formar alunos com essa consciência ecológica, o Colégio Agostiniano São José organizou a excursão ao Terra Parque para os alunos do 6º ano perceberem algumas situações preservacionistas, adotando um comportamento ambientalmente correto.
Essas visitas geram em sala de aula discussões que estimulam os alunos a reflexões sobre as causas da degradação do planeta, incentivando-os a determinarem, no seu ambiente escolar e doméstico, os meios e ações apropriadas na tentativa de resolvê-los.
Dessa maneira muito simples e elucidativa aprenderam a tratar o meio ambiente de maneira respeitosa, o melhor é que isso aconteceu com muito divertimento e emoção.
Equipe docente responsável pela excursão
.
[clique na imagem para visualizar o álbum]