PROJETO INTERDISCIPLINAR: MARCAS DO TEMPO

5ª SÉRIE

 

 


Abertura do projeto - fotos
- Abril/2006

 
Excursão a Ibirá - fotos, comentários e objetivos
- Maio/2006

 
Visita ao Museu de Paleontologia -Monte Alto
- Setembro/2006

 
Exposição do Trabalho
- Outubro/2006

 

Professores e áreas envolvidas: Aninha (Ed. Artística), Janete (Geografia), Gustavo e Elisete (Ciências), Gustavo e Gláucia (História), Vera (Língua Portuguesa), Nilza e Fabíola (Línguas estrangeiras), Célia e Márcia (Matemática), Joel (Informática), Tânia (Ensino Religioso) e Mara (coordenação).

            Viajar é muito bom!!! Imagine, então, uma viagem que, além de espacial, ultrapasse as barreiras do tempo!! É o que vamos começar agora: uma viagem que começa com a origem do Universo e culmina no futuro!!!

Como toda a viagem, nesta também ampliaremos nossos horizontes de conhecimento: iremos bem longe, há dez bilhões de anos, quando o universo surgiu e voaremos com a poeira cósmica até a origem, há aproximadamente 5 bilhões de anos,  do planeta que é nossa atual morada. Aqui acompanharemos a solidificação das rochas magmáticas, a origem dos solos, o surgimento dos arenitos e o aparecimento da 1ª forma viva, há 3,5 bilhões de anos.

Mas a vida não parou por aí: seres pluricelulares (1,5 bilhão de anos), os vertebrados e plantas (500 milhões de anos), a conquista do ambiente terrestre (300 milhões de anos), domínio dos dinossauros (250 milhões de anos), irradiação adaptativa de aves e mamíferos (60 milhões de anos)  e o homem (800 mil anos).

Este último é o responsável pela produção de cultura e pela transformação de arenitos em pirâmides egípcias, granitos em aquedutos romanos e mármores no Taj Mahal indiano.

A vídeo-montagem que você assistiu é apenas o começo desta viagem, que ainda terá várias passagens ao longo das aulas das disciplinas envolvidas, duas visitas monitoradas (Ibirá e Monte Alto) e uma surpresa ao final!!

Acreditamos que fazer uma viagem destas é saciar nossa curiosidade e ampliar nossa cultura e, acima de tudo, dar significado a nossa própria existência.

Boa Viagem!!!

 

Vamos aproveitar o caminho e pensar em algumas questões?

1) No instante atual da linha do tempo do universo, o homem criou uma ferramenta capaz de "trabalhar" com os diversos tipos de linguagens, chamada de Informática. Mas para que se pudesse utilizá-la fez-se necessário o desenvolvimento de uma máquina: o computador. Sabemos que a peça principal de um computador é o processador, e a matéria-prima do processador é o silício.
O que vem a ser o silício? Ele já existia no princípio do universo?
Você concorda que com a informática podemos trabalhar e utilizar os diversos tipos de linguagens? Por quê? Em caso afirmativo, descreva algumas das linguagens e as facilidades de comunicação.

2) Há 10 mil anos, a elevação da temperatura terrestre levou ao derretimento de boa parte da camada de gelo terrestre, tornando o clima quente e úmido. Essas mudanças climáticas interferiram nas condições ambientais e na forma de vida dos humanos daquela época. Que mudanças ambientais e no modo de vida humano o degelo pode ter provocado?

3) Da mesma forma que a Terra passou por modificações ao longo do tempo, a maneira de se escrever letras e números também se alterou. Por exemplo, a evolução do número “6” seguiu as seguintes etapas:

IIIIII

T

VI

6

Egito
(3000 a.C.)

China
(200 a.C.)

Roma
(Época de Cristo)

China
(500 d.C.)

Hoje

Você acredita que os algarismos indo-arábicos poderão ser substituídos algum dia por uma outra forma da escrita numérica mais eficiente? E o atual sistema de escrita (alfabeto)? Por quê?

4) O processo de intemperismo degrada as rochas e origina os solos. Um dos solos formados por este processo tem consistência maleável e é utilizado pelo homem desde a pré-história na produção de utensílios e o obras de arte. Sob a ação do fogo, este material torna-se resistente e impermeável. Qual é este material? Que rochas ele pode originar? A maneira como o homem trabalha este material hoje é idêntica à da pré-história?

Pense nestas questões e crie uma poesia que evidencie suas respostas.